Vereador Marcos Abdala entrega homenagem à família Soledade em Piracicaba (SP)

Vereador Marcos Abdala entrega homenagem à família Soledade em Piracicaba (SP)

O parlamentar republicano entregou moção de aplausos pela preservação da centenária festa afro-brasileira “Batuque de Umbigada”

Publicado em 29/06/2017 - 00:00

Vereador Marcos Abdala entrega homenagem à família Soledade em Piracicaba (SP)
O parlamentar republicano entregou moção de aplausos pela preservação da tradicional festa do Batuque de Umbigada

Piracicaba (SP) – O vereador Marcos Abdala (PRB), acompanhado do prefeito Barjas Negri, da primeira-dama Sandra Negri, da secretária municipal da Ação Cultural e Turismo, Rosangela Camolese e do secretário municipal de Trabalho e Renda, Evandro Evangelista, participou da centenária festa afro-brasileira “Batuque de Umbigada”, na noite do último sábado (24), em Piracicaba. O evento é realizado anualmente pela família Soledade, no bairro Pau D’Alhinho.

O “Batuque de Umbigada” é uma dança originária da África, trazida ao Brasil nos navios negreiros na época de colonização e instalada na região do médio Tietê, São Paulo. Em Piracicaba, é preservada e transmitida por gerações da família Soledade. “É uma das manifestações populares brasileira que mais se aproxima da raiz africana”, lembrou o batuqueiro Pedro Soledade.

A secretária Rosangela Camolese parabenizou a família Soledade por manter a tradição cultural viva no município paulista e lembrou que, mesmo em tempos difíceis, a administração municipal tem se empenhado para investir fortemente na cultura piracicabana. “Mesmo em tempos difíceis financeiramente, nosso prefeito continua apoiando e lutando para manter nossa cultura viva. Valorizar eventos como o Batuque de Umbigada é fundamental para manter viva nossa história”, apontou Rosangela.

Para o prefeito Barjas Negri, é um privilégio fazer parte de um evento com uma história tão rica. “Temos que exaltar a família Soledade por manter essa tradição secular que não esquecerei jamais. Contem com a nossa administração e com a Câmara de Vereadores de Piracicaba para que esse evento, essa expressão cultural, continue sobrevivendo de geração em geração”, afirmou.

O vereador Marcos Abdala entregou à família Soledade, moção de aplausos por manter viva a tradicional festa afro-brasileira. A matriarca da família, Deolinda Soledade, recebeu a homenagem das mãos do parlamentar e cópias foram entregues a toda família. “Segundo historiadores, o ‘Batuque de Umbigada’ está no Brasil desde o século XVI. São expressões culturais que lutam pela sobrevivência e nossa homenagem à família vem de encontro com essa manifestação que vem sendo preservada em Piracicaba e transmitida por gerações”, afirmou o vereador do PRB.

Depois da entrega das homenagens, as autoridades acompanharam as danças e provaram as comidas típicas do evento.

Texto e foto: Ascom – vereador Marcos Abdala
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro