Parlamentar cobrou uma posição do secretário de Saúde para atender as demandas dos agentes de saúde e endemias de Salvador.
Publicado em 15/12/2015 - 00:00
Salvador (BA) – Na última semana, o vereador Luiz Carlos de Souza (PRB-BA) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Salvador para destacar o grande problema que está assolando o Brasil: o surto de microcefalia. A Bahia está em terceiro lugar no ranking da doença, que vem causando muita preocupação, especialmente, entre as gestantes.
O vereador destacou a situação vivida pelos agentes de saúde em Salvador, que são os principais combatentes do mosquito Aedes Aegypti, causador do zika vírus e apontado como causador da microcefalia.
De acordo com o parlamentar, os agentes de saúde e endemias sofrem com a postura pouco amistosa do secretário municipal de Saúde, que não tem atendido as demandas da categoria. Recentemente, os agentes de saúde e endemias deflagraram uma greve de meses em busca do pagamento do piso salarial nacional que ainda não estaria sendo pago em Salvador.
Outra queixa seria a transferência, durante o período da greve, de alguns agentes de seus bairros para outros mais distantes, dificultando assim a execução de suas atividades.
Para Luiz Carlos, é de fundamental importância a participação desses profissionais, principalmente, em momentos como o que o país está vivendo hoje. “O secretário José Antônio Rodrigues não é dono da Secretaria de Saúde e precisa urgentemente ter mais flexibilidade em relação a ouvir aqueles que lutam diretamente no combate ao mosquito, que são os agentes de saúde e de endemias”, afirmou o vereador Luiz Carlos.
O vereador ainda pede que seja criada uma relação amistosa com os agentes atendendo à pauta dos agentes, retornando aos respectivos bairros dos quais eles foram transferidos.
Texto: Marcus Tutty e Jeane Franco / Ascom – vereador Luiz Carlos
Edição: Agência PRB Nacional
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.