Vereador Franco Cartafina cobra prestação de contas de recursos da saúde em Uberaba

Republicano quer que Pró-Saúde de Uberaba faça a prestação de contas das UPA’s.

Publicado em 02/05/2015 - 00:00

Vereador Franco Cartafina cobra prestação de contas de recursos da saúde em Uberaba
O vereador Franco Cartafina quer saber como está a gestão das UPAs de Uberaba (MG)

Uberaba (MG) – Para apurar reclamações de usuários das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município de Uberaba, o vereador Franco Cartafina (PRB), que é membro da Comissão de Saúde da câmara municipal, exigiu, na última terça-feira (28), a prestação de contas da Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar (Pró-Saúde), entidade gestora das unidades de saúde da cidade.

A entidade, sem fins lucrativos, é uma Organização Social voltada para a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar. A Prefeitura de Uberaba assinou no ano passado, contrato de gestão do Hospital Regional José Alencar e das UPAs São Benedito e Mirante, com a associação.

No requerimento protocolado na Comissão de Saúde da Câmara, Franco Cartafina cobra do prefeito a prestação de contas da Pró-Saúde e a cópia do contrato celebrado entre o município e a entidade. No mesmo documento, os vereadores que fazem parte da Comissão de Saúde da Casa questionam o número de funcionários contratados por meio de processos seletivos, a quantidade de servidores que já trabalhavam nos locais e que foi reaproveitada, e também a forma de contratação dos médicos. O documento deixa claro que “é dever do Poder Legislativo fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo, incluídos os da Administração Indireta”.

Segundo o vereador do PRB, mesmo depois da contratação da Pró-Saúde, o setor continua gerando várias reclamações entre seus usuários. “Durante a análise e aprovação do projeto sobre a terceirização da saúde, foi firmado compromisso de prestação de contas pela entidade. Temos que acompanhar de perto o que acontece na saúde de Uberaba, para que possamos detectar se essa é mesmo a melhor alternativa de aprimoramento dos serviços nesse setor. Não agüento mais receber reclamações da população”, concluiu Cartafina.

A Comissão de Saúde da Câmara é formada por Marcelo Machado Borges (presidente); Ismar Vicente dos Santos (relator); Franco Cartafina (vogal) e Cléber Humberto de Sousa Ramos (suplente).

Texto e foto: Decom / Câmara Municipal de Uberaba
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro