Valdemir Soares defende divulgação dos telefones dos Conselhos Tutelares nos sites do poder público municipal

Republicano aponta que a responsabilidade é de todos de levar ao Conselho Tutelar denúncias de maus-tratos contra menores.

Publicado em 1/10/2015 - 00:00

valdemir-soares-prb-divulgacao-dos-telefones-dos-conselhos-tutelares-foto-ascom-02-10-15
A ideia de Valdemir Soares foi apresentada durante discussão de uma proposta que determina aos estabelecimentos da rede de ensino de Curitiba a fixação de cartazes com o telefone do Conselho Tutelar.

Curitiba (PR) – O vereador Valdemir Soares (PRB-PR) defende a divulgação do telefone dos Conselhos Tutelares nos sites do poder público de Curitiba. A ideia do parlamentar foi apresentada durante discussão de uma proposta que determina aos estabelecimentos da rede de ensino, públicos e particulares, a fixação de cartazes com o telefone do Conselho Tutelar responsável pela região aprovado na última terça-feira (29) pela Câmara Municipal de Curitiba.

“Nós temos que valorizar ações que no seu final venham salvar vidas. Temos que entrelaçar a partir de hoje os bons projetos de afixação de informações para as paredes digitais, de maneira que entrem nas redes sociais, dentro do complexo de amizades virtuais”, destacou Valdemir. “Que essa lei seja aprovada e as estruturas possam obedecê-la e divulgar de forma ampla. É inadmissível que até hoje a maioria da população não tenha conhecimento do que é um Conselho Tutelar, nem o entendimento de onde se deve levar a criança agredida, vítima de maus tratos”, acrescentou.

O vereador também ressaltou que a responsabilidade de quem vê uma criança sendo maltratada, denunciar e levar ao Conselho Tutelar é de todos, não só de quem tem o problema dentro do seu lar. Para ele, a maior luta nessa questão é a omissão daquele que sabe que acontece, mas não denuncia. “Se omitir é ajudar a bater. Se a criança não for tirada desse problema social, amanhã vai entrar na criminalidade, nas drogas e a vítima pode ser a pessoa que não denunciou ou os próprios agressores”, acrescentou. Valdemir, que é presidente da Frente Parlamentar Contra o Crack e outras Drogas da Câmara Municipal de Curitiba, ainda relacionou a violência doméstica e a violência à criança ao uso de álcool e drogas. “Pais que agridem os seus filhos acham que vão mudar o comportamento dos jovens, mas vai acontecer o contrário, essa vítima vai apagar a figura de pai e mãe com esses excessos”, disse.

Segundo a proposta aprovada, o cartaz também deverá indicar a Central 156, serviço da Prefeitura que funciona 24 horas por dia e recebe as denúncias emergenciais.

 

Texto: Ascom – vereador Valdemir Soares, Com informações da Câmara Municipal de Curitiba
Foto: Chico Camargo

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend