Turma da Mônica conta história da indústria de Defesa

Ministro Marcos Jorge destacou que o lançamento do almanaque faz parte das ações voltadas ao fortalecimento de toda a cadeia produtiva que está vinculada à indústria de Defesa realizado pelo MDIC e ABDI

Publicado em 17/05/2018 - 00:00

Turma da Mônica conta história da indústria de Defesa
Ministro Marcos Jorge destacou que o lançamento do almanaque faz parte das ações voltadas ao fortalecimento de toda a cadeia produtiva que está vinculada à indústria de Defesa realizado pelo MDIC e ABDI

Brasília (DF) – Nesta quarta-feira (16), foi lançado o almanaque “Turma da Mônica e a Indústria da Defesa” em Brasília. Mônica, Cebolinha e companhia conhecem, de forma lúdica e educativa, a Marinha, a Aeronáutica e o Exército e os produtos inovadores produzidos para atender a demanda das Forças Armadas brasileiras. A história em quadrinhos é uma parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e o Ministério da Defesa.

Durante a cerimônia de lançamento, o ministro Marcos Jorge (PRB) destacou a importância desse segmento industrial com alto potencial inovador para o desenvolvimento econômico e tecnológico do país e disse que o lançamento do almanaque faz parte das ações voltadas ao fortalecimento de toda a cadeia produtiva que está vinculada à indústria de Defesa realizado pelo MDIC e pela ABDI nos últimos 10 anos. “Essa iniciativa vai ampliar a percepção de jovens e crianças em idade escolar sobre a importância da Defesa Nacional, do ponto de vista do desenvolvimento industrial, além de abordar seus impactos positivos na geração de conhecimento e de tecnologias inovadores, com o consequente reflexo desses investimentos no crescimento do país e na garantia da soberania nacional”, afirmou o ministro republicano.

O presidente da ABDI, Guto Ferreira, lembrou que muitas das inovações que chegam à sociedade têm origem nas Forças Armadas. “É importante que os jovens fiquem conhecendo a indústria da defesa, ela usa muita tecnologia como drones e satélites. A forma mais eficaz de alcançar essa criança é por meio de pessoas que elas admirem como o criador da Turma da Mônica – Maurício de Sousa”. Ferreira ainda explicou que em um primeiro momento os gibis serão distribuídos nos colégios militares. “Como cada revista passa por pelos menos quatro crianças, esperamos que a primeira edição atinja até 400 mil jovens”.

O cartunista e empresário Mauricio de Souza disse, durante o lançamento, que explicar para as crianças assuntos mais complexos é parte importante do trabalho com a Turma da Mônica. “É interessante passar para o jovem assuntos não tão comuns, como a indústria da defesa. Temos muita coisa boa para falar sobre o trabalho de brasilidade que se faz através das Forças Armadas”. O Ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, corroborou. “Quando falamos para as crianças e adolescentes estamos saneando o futuro”, disse.

A publicação é parte do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Ministério da Defesa e a ABDI em 2017, cuja agenda prevê, entre outras ações, a disseminação do entendimento da importância do tema Defesa Nacional, dos impactos econômicos e na manutenção da soberania nacional de uma indústria de defesa forte e consolidada. Em um primeiro momento, foram produzidos 200 mil exemplares para serem distribuídos em colégios militares. O direito de imagem dos personagens foi totalmente cedido pela Mauricio de Sousa Produções.

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro