TSE: PRB foi o 3º partido que mais recebeu filiados

O partido somou 16.972 novas filiações desde as eleições de 2018, quando saiu de 398.691 para os atuais 415.663 mil filiados

Publicado em 14/08/2019 - 00:00

TSE: PRB foi o 3º partido que mais recebeu filiados
O partido somou 16.972 novas filiações desde as eleições de 2018, quando saiu de 398.691 para os atuais 415.663 mil filiados

Brasília (DF) – O Partido Republicano Brasileiro (PRB) conquistou 16.972 novos filiados no período de outubro de 2018 até maio de 2019, quando saiu de 398.691 para os atuais 415.663 mil filiados, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O partido foi o 3º que mais cresceu entre as 35 legendas registradas. Nos últimos sete meses, apenas seis partidos cresceram mais de 1% em número de filiados. O PRB foi além desse número e acumulou um crescimento de 4,35%.

O crescimento do PRB indica a confiança do eleitorado brasileiro que acredita no trabalho, seriedade e planejamento, credenciando a sigla como uma das mais ascendentes entre todos os partidos.

O PRB é o único partido político que mantém crescimento continuo desde sua fundação, em 2006. Além dessa consecutiva evolução em comparação a partidos tradicionais, que perderam representatividade na Câmara dos Deputados, a sigla ocupa, atualmente, a 3ª posição entre as 35 legendas com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: TSE

Inclusive, nas eleições de 2018, com exceção do PSL, o PRB foi o único partido que conseguiu manter o crescimento, elegendo 30 deputados e um senador, sendo elevada à oitava maior bancada da Câmara. O reconhecimento do trabalho de cada republicano e de seu presidente fez com que o partido atingisse essa marca, sempre prezando pela seriedade e responsabilidade com os compromissos firmados com os eleitores. Marcos Pereira, presidente nacional do PRB, e hoje deputado federal por São Paulo, foi eleito no dia 1º de fevereiro como vice-presidente da Câmara dos Deputados já em seu primeiro mandato.

“Nós, o Republicanos (mudança de nome que aguarda homologação pelo TSE), queremos nos distanciar cada vez mais de um comportamento fisiológico, ou seja, que atenda aos interesses do governo da vez em troca de espaços, e trabalhar para fortalecer a discussão ideológica que encontre respaldo na sociedade. Ideologia sem extremismo. Estamos dispostos a defender nossas bandeiras ainda que isso represente alguma perda numérica, o que achamos sinceramente que não vai ocorrer. Ao contrário: vamos crescer”, avalia o presidente.

 

Estados com mais filiados 
Com representantes eleitos em todos os estados, entre vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais e um vice-governador, o PRB teve crescimento no número de filiados de 310% no Estado do Amazonas, quando saiu de 4.152 filiados em 2018 para 17.050 até maio de 2019. O estado elegeu em 2018, dois deputados federais: Silas Câmara e Capitão Alberto Neto e um deputado estadual, João Luiz. O Distrito Federal, que elegeu dois deputados distritais e um deputado federal: Martins Machado, Rodrigo Delmasso e Julio Cesar, respectivamente, cresceu 11,4% no número de filiados, seguido do Rio de Janeiro com 5,95% e o Amapá com 3,9%.

Filiação é requisito para candidatura
A filiação partidária é um dos requisitos para o registro de candidatura a cargo eletivo. Assim, para disputar uma eleição, como em 2020, eleição municipal, o candidato deverá estar filiado pelo menos seis meses antes do pleito à legenda pela qual pretende concorrer. Ou seja, aquele que pretende concorrer a prefeito ou vereador no pleito de outubro do próximo ano, deve se filiar até o mês de abril de 2020.

Texto e arte: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro