Tia Ju participa de debate contra o racismo a mulheres negras no Rio de Janeiro

A deputada estadual Tia Ju defendeu que todas as mulheres devem fazer valer os direitos que tem e não aceitar nenhum tipo de violência moral e psicologica

Publicado em 28/07/2016 - 00:00

Tia Ju citou a Lei de sua autoria, que institui o Dia da Consciência da Mulher Negra a ser comemorado anualmente
Tia Ju citou a Lei de sua autoria, que institui o Dia da Consciência da Mulher Negra
comemorado anualmente

Rio de Janeiro (RJ) – Sempre atenta às questões públicas, a deputada estadual Tia Ju (PRB-RJ) participou e compôs a mesa de debate sobre “Mulheres Negras na Luta Contra o Racismo Pelas Nossas Vidas”. Durante a audiência pública, realizada no auditório Nelson Carneiro, na Alerj, fez uma menção à data no dia 25 de Julho e foi discutida a igualdade de direitos e o combate ao racismo.

Com a presença de outros parlamentares, representantes da causa, como a professora e secretária de Combate ao Racismo da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Glorya Ramos, e autoridades da segurança pública do Estado, como a delegada titular da DEAM (Delegacia de Atendimento a Mulheres) de Duque de Caxias, Dra. Gisele do Espírito Santo, foram abordados casos que acontecem nos dias atuais, como a cultura do racismo institucional, que apregoa, desde cedo, o preconceito contra pessoas negras.

Também foi destacada a luta incessante pela igualdade de direitos da mulher negra, através de passeatas e um trabalho contínuo de conscientização de toda a população. Tia Ju, que afirmou já ter sido vítima de racismo, disse que não é mais possível calar a voz da mulher negra. A parlamentar também falou sobre a necessidade da criação de mais políticas públicas e legislações a fim de que não haja um retrocesso na luta pelos direitos da mulher negra.

Em seguida, a deputada estadual do PRB citou a Lei nº 7270/2016, de autoria dela, que institui o “Dia da Consciência da Mulher Negra”, a ser comemorado anualmente no dia 6 de fevereiro, e a Resolução nº 137/2015, que cria o “Prêmio Dandara”. A parlamentar finalizou o discurso conclamando todos a lutarem por seus direitos: “As correntes já caíram e não voltarão mais. Devemos continuar lutando pelos nossos direitos e espaço em nossa sociedade”, disse.

Texto: Fábio Gabriel – Ascom/Deputada Estadual Tia Ju
Fotos: Mariana Ramos
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro