Tia Ju é impedida de fiscalizar abrigo de menores no RJ e critica ação

Segundo denúncias anônimas, instituição encontra-se em situação precária, com superlotação e profissionais sem treinamento.

Publicado em 09/07/2015 - 00:00

tia-ju-prb-fiscalizacao-abrigo-de-menores-no-rj-foto-edir-lima-08-07-15
Segundo denúncias anônimas, instituição encontra-se em situação precária, com superlotação e profissionais sem treinamento.

 

Rio de Janeiro (RJ) – A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro recebeu uma denúncia anônima, de que a Unidade Municipal de Acolhimento de Menores Raul Seixas, localizada na Zona Norte, encontra-se com sérios problemas estruturais, número reduzido de vagas, superlotação e profissionais sem treinamento.

Diante disso, o colegiado, representado pela deputada estadual Tia Ju (PRB-RJ) e com fundamento nas prerrogativas previstas no Regimento Interno da Alerj; Estatuto da Criança e do Adolescente; e Constituição Federal, realizou uma visita à unidade de acolhimento, para fiscalizar a procedência das denúncias, bem como as condições das crianças e dos adolescentes, além da estrutura do abrigo.

Tia Ju e sua equipe foram impedidos de ter acesso ao interior da unidade pela direção da instituição, sob o argumento de desconhecer a existência da Comissão e suas prerrogativas de fiscalização, que o colegiado não constava na lista de órgãos do abrigo autorizados a fiscalizar, bem como exigiu a necessidade de autorização prévia da Subsecretaria de Proteção Social Especial. Uma outra funcionária do abrigo informou que a visita deveria ser previamente comunicada, via ofício, o que para a deputada do PRB perderia o cunho fiscalizatório.

“Infelizmente, fui proibida de cumprir o meu dever. Estou aqui para fiscalizar e dar uma satisfação à população sobre a situação do Abrigo Municipal. Segundo denúncias anônimas, os Abrigos Municipais de menores estão em situação precária, com superlotação e profissionais sem treinamento”, criticou a deputada Tia Ju.

Texto e foto: Edir Lima / Ascom – deputada estadual Tia Ju

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend