Tia Ju debate com a direção do Souza Aguiar reabertura do CTI Pediátrico

Republicana destacou que a avaliação foi decepcionante e que falta planejamento na unidade

Publicado em 1/7/2015 - 00:00

Tia Ju debate com a direção do Souza Aguiar reabertura do CTI Pediátrico
Centro de Terapia Intensiva (CTI) pediátrico do Hospital Souza Aguiar está fechado desde fevereiro do ano passado. O principal entrave se dá pela falta de médicos pediátricos, em razão dos baixos salários – cerca de R$ 3 mil.

 

Rio de Janeiro (RJ) – As Comissões de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso, de Defesa dos Direitos da Mulher e de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) visitaram, nesta terça-feira (30), o Hospital Souza Aguiar. O principal assunto norteou sobre a reabertura do Centro de Terapia Intensiva (CTI) pediátrico da unidade, fechado desde fevereiro do ano passado.

A deputada estadual Tia Ju (PRB-RJ), presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso, destacou que a avaliação foi decepcionante e que falta planejamento. “Estamos aqui para fiscalizar e ajudar o Hospital a voltar a ser referência no atendimento pediátrico. Queremos saber se há algum projeto para reabrir o CTI Pediátrico e tentar agilizar. A população está sofrendo com o fechamento. Tem criança morrendo. Precisamos resolver o problema para amenizar essa situação”, apontou a republicana.

tia-ju-prb-reabertura-do-cti-pediatrico-souza-aguiar-foto-edir-lima-01-07-15-01O diretor Antonio Araújo ressaltou que um dos motivos para o fechamento foi a falta de médicos pediatras que, segundo ele, se deve ao baixo salário, cerca de R$ 3 mil, incluído adicional por trabalho em Centro de Terapia Intensiva. Foi constatado, ainda, a má conservação do CTI, com vazamento, infiltrações e mofo em algumas paredes. Além de não atender milhares de crianças, a Prefeitura do Rio de Janeiro descumpre, desde novembro, determinação do Ministério Público para que restabeleça o atendimento dos leitos.

A comissão parlamentar que visitou o Souza Aguiar vai convidar o diretor do Hospital, o Coordenador das Pediatrias da Rede Municipal de Saúde e o Secretário Municipal, Daniel Soranz, a comparecerem à Comissão de Saúde para prestar esclarecimentos sobre quando o Centro de Terapia Intensiva será reaberto, para onde foi direcionada a demanda pediátrica e sobre o número de óbitos ocorridos no ano anterior ao fechamento da unidade, e de fevereiro de 2014 até a atual data.

Texto e foto: Edir Lima / Ascom – deputada estadual Tia Ju

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend