Tia Eron recebe Troféu Raça Negra 2016 em noite de festa em São Paulo

Para Tia Eron, a homenagem aumenta ainda mais a sua responsabilidade em combater o preconceito racial

Publicado em 23/11/2016 - 00:00

Tia Eron recebe Troféu Raça Negra 2016 em noite de festa em São Paulo
Para Tia Eron a homenagem aumenta ainda mais a sua responsabilidade em combater o preconceito racial

São Paulo (SP) – Organizado pela ONG Afrobras, em parceira com a Faculdade Zumbi dos Palmares, desde 2000, o Troféu Raça Negra 2016, realizado na Sala São Paulo na última segunda-feira (21), agraciou a deputada federal Tia Eron (PRB-BA) em uma noite que reuniu artistas, políticos e militantes do movimento negro.

Para Tia Eron a homenagem aumenta ainda mais a sua responsabilidade em combater o preconceito racial, atuação essa que ela carrega desde o seu primeiro mandato como vereadora em Salvador e reforça em seu primeiro mandato como deputada federal. “Assumi o desafio de representar o negro e a mulher em Brasília, luta que já carregara antes, como vereadora. Estamos longe da igualdade nas esferas do poder, sendo que somos a maioria em nossa nação”, disse.

Segundo a deputada republicana, na Câmara dos Deputados, menos de 5% dos parlamentares se declaram negros. “A desigualdade das esferas do poder é a expressão do que acontece em nossa sociedade e também nas instituições privadas. Por exemplo, a dificuldade que os partidos encontram para preencher o percentual de mulheres candidatas se expressa também no número de candidatos negros, quanto mais os com possibilidade de ganhar as eleições. Esse prêmio destaca homens e mulheres que chegaram lá ou que lutam por essa igualdade, mas muito além da luta pela igualdade, mas pelo combate diário da naturalização do racismo que empodera o negro a lutar e conquistar o seu lugar de direito e de dever. Em pleno 2016 ainda ouvimos pessoas dizendo que o racismo não existe, que é uma invenção. Nos não podemos incinerar a história. A única raça, o único povo, que foi de fato escravizado foi o homem e a mulher negros. Precisamos combater a negação desse crime e essa noite de honra serve como instrumento de conscientização”, destacou Tia Eron

tia-eron-prb-homenagem-trofeu-raca-negra-foto3-cedida-23-11-16A presença do reverendo Jesse Jackson, um dos principais nomes na militância pelos direitos dos negros em todo o mundo, foi um momento de grande emoção. Ele, que é senador e atuou junto à Martin Luther King Jr, pregando a não violência, destacou em seu discurso que brasileiros devem aproveitar as oportunidades que a vida proporciona, e não devem se contentar em ser destaques apenas no futebol. “Negros são maioria absoluta neste país. Não podem e não devem deixar de lutar. Agarrem-se às oportunidades.”, disse Jackson.

A grande homenageada da noite, Elza Soares, foi referenciada por diversos cantores, entre eles B Negrão, Chico Cesar, Liniker e Rubi. Em seu breve discurso a cantora agradeceu e levantou com muita alegria a frase de ordem: “eu sou negra!”. “Todos nós só conseguiremos nos dar a chance de ser feliz, se vivermos numa sociedade que nos dá a chance se sermos dignos”, disse a presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, uma das agraciadas deste ano, durante seu discurso.

No evento apresentado pelos atores Érico Brás, Kenia Maria, Lidi Lisboa e Fábio Rhoden estiveram presentes diversas autoridades e personalidades como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal, Luislinda Valois, o Ministro da Educação, Mendonça Filho, o Presidente e Diretor Geral da Faculdade Zumbi dos Palmares, Dr. José Vicente, o ex-atleta olímpico Robson Caetano, entre outros.

tia-eron-prb-homenagem-trofeu-raca-negra-foto2-cedida-23-11-16Além da deputada do PRB, receberam o troféu este ano: o cantor Arlindo Cruz; o Tenente-Brigadeiro do Ar, da Aeronáutica Brasileira, Raul Botelho; o religioso de Angola, Papa Paul Kisolokele; a secretária geral do GBHEM (presidente do fundo norte-americano de investimentos do Instituto Metodista de Serviços Educacionais), Kim Cape; o escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier; a judoca medalha de ouro nas olimpíadas do Rio 2016, Rafaela Silva; o vice-presidente da Microsoft Brasil, Rodney Williams; a miss Brasil 2016, Raissa Santana; entre outras personalidades.

Saiba mais

O Troféu Raça Negra 2016 é condecoração concedida a personalidades que contribuem para a construção de uma sociedade plural – por meio do combate ao preconceito, à intolerância e à discriminação. O evento reconhecido internacionalmente e integrado ao calendário oficial da cidade de São Paulo, é o maior evento da negritude no Brasil, considerado o “Oscar” da comunidade negra.

Texto: Carolina de Andrade / Ascom – Deputada Tia Eron
Fotos: Cedidas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro