Tia Eron propõe campanha “Pé na Faixa”

Vereadora visa reduzir acidentes no trânsito de Salvador

Publicado em 19/4/2013 - 00:00

FOTO Douglas Gomes-112
A proposta visa reduzir as estatísticas de acidentes e mortes no trânsito em Salvador e gerar uma mudança de comportamento em todos os usuários das vias urbanas

Salvador (BA) – Para auxiliar na promoção da conscientização e da educação no trânsito de Salvador, a vereadora Tia Eron (PRB) apresentou projeto de lei para instituição da campanha educativa “Pé na Faixa”. A proposta visa reduzir as estatísticas de acidentes e mortes no trânsito em Salvador e gerar uma mudança de comportamento em todos os usuários das vias urbanas.

Após ser instituída em diversos municípios brasileiros, a campanha “Pé na faixa” conseguiu diminuir sensivelmente os acidentes de trânsito envolvendo pedestres durante a travessia em faixas de segurança. Em vários países do mundo, a prática de parar o veículo quando o pedestre acessa a faixa de segurança já é prática comum e, nos mais desenvolvidos, nem é motivo de punição, pois os motoristas já agem espontaneamente.

“Ainda que algumas pessoas aleguem que essa prática não faz parte da cultura do povo brasileiro, acredita-se que, com educação e divulgação da lei, os condutores de veículos começarão a adotar essa postura de respeito ao pedestre, com o aumento da proteção inestimável para a nossa sociedade, das vidas dos cidadãos”, justifica Tia Eron.

Segundo a proposta da vereadora, as punições aplicadas aos motoristas infratores serão as mesmas previstas no Código Brasileiro de Trânsito, como o artigo 214, que pune quem desrespeitar a faixa de pedestres com multa de R$ 192 e a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Para a implementação da lei, é necessário o monitoramento por parte dos agentes de trânsito nos locais, que serão sinalizados e alertarão aos motoristas e pedestres a maneira mais correta e segura de agir durante a travessia da faixa”, explicou Tia Eron.

Fonte: Ascom – Câmara Municipal de Salvador
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend