Tia Eron defende a manutenção de institutos federais em Valença (BA)

Tia Eron defende manutenção de institutos federais em Valença (BA)

Deputada pediu audiência com o ministro da Educação para que os vereadores e os diretores do IFBA e IF Baiano apresentem defesas pela manutenção das instituições de ensino

Publicado em 03/07/2018 - 00:00

Tia Eron defende a manutenção de institutos federais em Valença (BA)
Deputada pediu audiência com o ministro da Educação para que os vereadores e os diretores do IFBA e IF Baiano apresentem defesas pela manutenção das instituições de ensino

Valença (BA) – A deputada federal Tia Eron (PRB-BA) se posicionou em favor da manutenção dos Instituto Federal da Bahia (IFBA) e do Instituto Federal Baiano (IFB) instalados no município de Valença, litoral do estado. Isso, devido a proposta do Ministério da Educação (MEC) de unificar os institutos.

Com o objetivo de discutir e reverter a decisão do MEC, Tia Eron propôs uma audiência em Brasília com o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, para que a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Valença e os diretores dos institutos apresentem suas defesas pela manutenção das instituições de ensino.

“Temos o compromisso com a educação valenciana e colocamos nosso mandato à disposição dessa luta pela permanência dos institutos para continuar garantindo as demandas dos nossos jovens de Valença e do Baixo Sul baiano. São, sem dúvida, instituições de ensino público federal de grande importância para o desenvolvimento educacional desta região”, garantiu Tia Eron.

A notícia da unificação dos institutos tem movimento a cidade em torno do assunto. Na quarta-feira (27), os vereadores realizaram uma audiência pública com os representantes das instituições, pais e estudantes para discutir sobre a unificação.

Em carta aberta dirigida à comunidade, a diretora-geral do IFBA, Campus Valença, Alba Rogéria dos Santos Silva, destacou que “o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) posicionou-se contrário ao reordenamento da rede federal, em nota pública datada de 17 de abril de 2018″.

De acordo com a vereadora Lorena Mercez (PRB), presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Valença, o MEC informou aos diretores dos dois institutos que haveria a extinção de um deles, e que esta unificação seria para diminuir custos com educação federal na região. Lorena destacou, ainda, que a intenção é recolocar um dos institutos para outro município baiano.

“A partir deste conhecimento propusemos a realização da audiência pública para discutir com a comunidade e autoridades, e assim dar alguns caminhamentos. Elaboramos uma ata, contendo as falas e encaminhamentos propostos pelas autoridades presentes, pelas instituições representativas e pelas organizações sociais e encaminhamos ao MEC”, disse a vereadora republicana.

Texto e foto: Ascom – PRB Bahia
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro