Tânia Bastos propõe capacitação para o diagnóstico de autismo na rede municipal de saúde

O objetivo do PL nº 899/2014 é promover o tratamento multidisciplinar adequado e a inclusão social.

Publicado em 13/9/2014 - 00:00

Tânia Bastos propõe capacitação para o diagnóstico de autismo na rede municipal de saúde

 

Rio de Janeiro (RJ) – A Câmara Municipal do Rio de Janeiro analisa o Projeto de Lei nº 899/2014, da vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ), que institui na Secretaria Municipal de Saúde ações de capacitação profissional para o diagnóstico e tratamento das pessoas com autismo.

O objetivo, segundo a republicana, é “implementar as políticas públicas tão necessárias, haja vista a alta prevalência do autismo em nosso Município, assim como promover o tratamento multidisciplinar adequado respeitando as diferenças apresentadas, buscando promover a inclusão social como determina nossa legislação”.

O autismo é um transtorno que pode ser caracterizado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O diagnóstico se dá por meio de observações clínicas, pela história referida pelos pais ou responsáveis. Assim, não existem marcadores biológicos que definam o quadro. Alguns exames laboratoriais podem permitir a compreensão de fatores associados a ele, mas ainda assim o diagnóstico do autismo é clínico.

 

Texto: Ascom – Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Edição: Laize Andrade / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend