Squassoni apoia GT criado para debater privatização da gestão do Porto de Santos

Assinada pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, a portaria era bastante aguardada pela comunidade portuária há alguns meses 

Publicado em 6/11/2017 - 00:00

Squassoni apoia GT criado para debater privatização da gestão do Porto de Santos
Assinada pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, a portaria era bastante aguardada pela comunidade portuária há alguns meses 

Brasília (DF) – O deputado federal Marcelo Squassoni (PRB-SP) participou, no último dia 1º de novembro, da assinatura da portaria que cria o grupo de trabalho responsável por analisar a proposta de privatização da gestão da dragagem do Porto de Santos. Assinada pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, a portaria era bastante aguardada pela comunidade portuária há alguns meses e foi publicada no dia 2 de novembro.

O grupo de trabalho terá 90 dias para apresentar o relatório que dará início às obras. Ele será composto por representantes da iniciativa privada e também do governo federal, sob a coordenação do Ministério dos Transportes. Os nomes serão indicados até o final da próxima semana.

Os integrantes vão analisar proposta de entidades que atuam no Porto de Santos feita em agosto, que prevê a criação de um consórcio formado por operadores portuários, terminais privados e arrendatários, além da Codesp. A ideia é que a empresa que assumir o contrato da dragagem seja remunerada com parte da tarifa destinada à manutenção das profundidades do Canal do Porto.

A privatização da gestão da dragagem passou a ser cogitada em razão das dificuldades do governo em contratar o serviço, o que é alvo de constantes críticas dos usuários do Porto de Santos, diante dos prejuízos acumulados com o constante assoreamento da rota usada pelos navios.

“A modernização do Porto de Santos é uma expectativa não só da comunidade portuária, mas de todo o Brasil. Um quarto das exportações brasileiras passam pelos terminais de Santos e Guarujá, por isso o nosso porto precisa oferecer o calado adequado para a operação dos maiores navios que já operam mundo afora. Trata-se do futuro da economia do país”, ressaltou Marcelo Squassoni.

“Dragagem é a prioridade número um para qualquer porto brasileiro ou do mundo”, salientou o ministro Quintella.

Além de Squassoni e Quintella, participaram da cerimônia o diretor-geral da  Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski, o diretor-presidente substituto da Codesp, a Autoridade Portuária de Santos, Francisco José Adriano, entre outros.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Marcelo Squassoni

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend