Senador Eduardo Lopes será o secretário de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro

O anúncio foi feito pelo governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, nesta sexta-feira (21)

Publicado em 21/12/2018 - 00:00

Senador Eduardo Lopes será o secretário de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro
Eduardo Lopes foi deputado federal entre 2007 e 2011; ocupou o cargo de senador entre 2012 e 2018; e no ano de 2014 assumiu o Ministério da Pesca e Aquicultura

Rio de Janeiro (RJ) – O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) será o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro a partir de janeiro de 2019. O anúncio foi feito pelo governador eleito, Wilson Witzel, nesta sexta-feira (21).

O republicano agradeceu a indicação: “Foi com muita honra que recebi a notícia do nosso governador Wilson Witzel da confirmação de meu nome como o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro. Fico muito grato pela confiança a mim depositada. Vamos juntos trabalhar em prol do desenvolvimento econômico do nosso estado”, declarou.

Eduardo Lopes foi deputado federal entre 2007 e 2011; ocupou o cargo de senador entre 2012 e 2018; e no ano de 2014 assumiu o Ministério da Pesca e Aquicultura. Para ele, será importante fomentar a agricultura e dar atenção especial à pequena e média propriedade. “A agricultura, atualmente, é a base do desenvolvimento para o interior do estado. Contudo, representa menos de 0,5% do nosso PIB (Produto Interno Bruto). Nossa meta é aumentar essa participação, com especial atenção ao desenvolvimento da pequena e média propriedade e ao fomento da agricultura para o abastecimento interno do Estado do Rio de Janeiro”, explicou.

Eduardo Lopes lembrou que o Rio é um estado com vocação para a pesca devido à extensão da costa fluminense. “Somos um estado com uma longa costa pesqueira e enorme potencial de aumento da produção, com grande potencial de aquicultura. Vamos potencializar e oferecer condições de suporte técnico e de assistência para que alcancemos este resultado que tanto desejamos”, ressaltou.

O futuro secretário destacou também a questão do investimento e da maior atenção ao abastecimento no Rio de Janeiro. “Precisamos modernizar e recuperar a infraestrutura na questão do abastecimento em todo o estado, por meio de investimentos em parcerias e com a participação privada, garantindo que haja o adequado escoamento da produção de maneira segura e com menores custos”, disse.

Segundo ele, pontos fundamentais a ser tratados em sua gestão serão o acesso agrícola, os investimentos no agronegócio e sobre toda a produção rural do estado. “Dentre os desafios imediatos, quero destacar a assistência técnica para a ampliação do acesso ao crédito agrícola disponível; a aproximação da pesquisa acadêmica às cadeias produtivas do agronegócio; e a reorganização na maneira como é prestada a assistência técnica aos produtores”, concluiu Eduardo Lopes.

Texto e foto: Ascom – PRB Rio de Janeiro
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro