Semana Republicana – 07 de dezembro de 2019

O Semana Republicana traz a aprovação do Pacote Anticrime na Câmara, Frente Parlamentar em defesa dos conselheiros tutelares e oficina de política na Faculdade Republicana

Publicado em 09/12/2019 - 00:00

O Pacote Anticrime, que aumenta o rigor da lei contra a criminalidade, foi aprovado pela Câmara dos Deputados, na quarta-feira, dia 4.

Além da votação no Plenário, o grupo de trabalho criado para analisar o Pacote Anticrime contou com a participação de dois deputados republicanos: Lafayette de Andrada de Minas Gerais e João Campos de Goiás.

Uma das propostas aprovadas acaba com as chamadas “saidinhas” de criminosos que foram condenados por crimes hediondos que resultaram em morte.
O texto foi de autoria do deputado federal Lafayette de Andrada, que também foi relator do Projeto Anticrime na Câmara.

“Não faz sentido, aqui, dando um exemplo aqui,Suzane Richthofen, que assassinou a própria mãe, ter direito a saidinha do Dia das Mães. Aquele episódio que a pessoa cumpria um sexto da pena, tendo bom comportamento, havia progressão. Para crimes hediondos com resultados morte, não haverá mais após esse projeto”, destacou Lafayette de Andrada.

O projeto endurece as leis que combatem a corrupção, o crime organizado, o caixa 2, a lavagem de dinheiro e os crimes violentos.

O deputado federal Márcio Marinho, do Republicanos Bahia, lançou a Frente Parlamentar em Defesa dos Conselheiros Tutelares.

O lançamento foi realizado na quarta-feira, dia 4, e contou com a participação de representantes de entidades relacionadas ao tema.

“Nós precisamos fazer com que os governos tenham a criança como e o adolescente como a ordem do dia, como prioridade. E essa Frente Parlamentar, o foco principal dessa Frente é, justamente, fazer essa interlocução com os governos”, afirmou Márcio Marinho.

A Frente conta com o apoio de 300 deputados federais e tem como objetivo defender a categoria, estimular a capacitação e criar projetos para melhorar as condições de trabalho dos conselheiros.

O Conselho Tutelar é o órgão municipal que tem a missão de proteger os direitos da criança e do adolescente.

A Faculdade Republicana promoveu um debate sobre a redução da maioridade penal. O evento foi realizado, na sede da instituição de ensino, em Brasília, na quarta-feira, dia 4.

A aula especial simulou uma Comissão da Câmara dos Deputados, com opiniões favoráveis e contrárias à medida.

O debate foi realizado pelos alunos do primeiro semestre da graduação em Ciência Política, que fizeram o papel de parlamentares.

O projeto foi idealizado pelo professor e cientista política, Fábio Vidal, e contou com a participação do diretor da Faculdade Republicana, Leonardo Barreto, e do presidente da Fundação Republicana Brasileira, Renato Junqueira.

Texto e fotos: Ascom – Deputado estadual Danniel Librelon 
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro