Semana de combate à automutilação poderá ser criada em SC

Semana de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação foi proposta pelo deputado estadual Sérgio Motta (Republicanos-SC)

Publicado em 31/10/2019 - 00:00

Semana de combate à automutilação poderá ser criada em SC
Semana de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação foi proposta pelo deputado estadual Sérgio Motta (Republicanos-SC)

Florianópolis (SC) – A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 061.3/2019, de autoria do deputado estadual Sérgio Motta (Republicanos-SC), que institui a Semana de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação, a ser celebrada, anualmente, na primeira semana do mês de setembro. A matéria segue agora para votação em plenário.

O objetivo, segundo Sérgio Motta, é promover palestras educativas, seminários, exposições, além de orientações e alerta aos jovens sobre o perigo da automutilação, suas causas e consequências. Para ele, a semana será uma forma de fazer com que sejam pensadas e trabalhadas políticas públicas focadas na prevenção.

O parlamentar alertou que a automutilação tem se transformado em uma verdadeira epidemia entre os jovens. “Este assunto não é muito comentado. Mas, posso garantir que tem preocupado e muito os profissionais da área da saúde, principalmente, aqueles que atendem adolescentes. Psicólogos, psiquiatras, terapeutas têm chamado atenção para o assunto com frequência”, apontou.

Motta acredita que o melhor caminho para combater o problema é lidar com ele, debater, abordar em casa com as famílias. “Precisamos estar atentos. Precisamos nos preocupar. Entender, nos posicionar. Isso é um assunto de saúde pública tão sério quanto tantos outros que nós abordamos todos os dias. Mas, o problema é que ele não é abordado”, finalizou.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Sergio Motta

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro