Sefóra Mota apresenta projeto que obriga lojas a terem provadores adaptados

Segundo a proposta, todas as lojas devem ter um provador adaptado.

Publicado em 16/5/2014 - 00:00

Sefóra Mota apresenta projeto que obriga lojas a terem provadores adaptados
A ideia foi muito bem aceita pelo presidente do sindicato.

 

Porto Alegre (RS) – A vereadora Séfora Mota (PRB-RS) apresentou ao presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, projeto de sua autoria que pretende promover mais inclusão no comércio da Capital.  Segundo a proposta, todos estabelecimentos que vendem roupas na cidade serão obrigados e disponibilizar pelo menos um provador adaptado para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

A ideia foi muito bem aceita pelo presidente do sindicato. Paulo Kruse elogiou a preocupação da vereadora com as pessoas com deficiência. “Primeiro quero parabenizar a vereadora por vir nos visitar e se preocupar em nos apresentar o projeto. É uma proposta muito importante e todos devem se adequar ao longo do tempo”, disse. A vereadora agradeceu e reafirmou o propósito de sempre defender a igualdade e inclusão. “O Sindilojas tem um papel fundamental no comércio da nossa Capital. Eu fiz questão de ouvir os comerciantes antes do projeto ser votado. Eles serão muito importantes nesse processo de adequarmos a sociedade que, no fundo, é a que tem as maiores deficiências”, ressaltou Séfora.

Se a nova lei for aprovada, os estabelecimentos comerciais como hipermercados, supermercados, atacadistas, shopping-centers, centros comerciais, lojas de rua ou todo e qualquer outro comércio regularmente estabelecido que comercialize roupas terão que ter pelo menos um provador com dimensão mínima do boxe de 1,20 metros por 1,50 metros; área de giro de 1,50 metros de diâmetro; barras de apoio e portas com vão livre de 80 centímetros e altura mínima de 2,10 metros. Os locais que não cumprirem a determinação poderão ter o alvará de funcionamento cassado.

Até a votação, prevista para os próximos meses, emendas poderão ser incluídas ao projeto. “A partir de agora trabalhamos junto com o Sindilojas para que as pessoas com deficiência sejam melhor atendidas e para que consigamos atingir o objetivo de termos as lojas de Porto Alegre adaptadas”, explicou Séfora, que é presidente da Frente em Defesa das Pessoas com Deficiência na Câmara de Vereadores.

Antes do fim da reunião, o presidente da entidade presenteou a vereadora com brindes produzidos pelo Sindilojas, incluindo um livro com 300 páginas que conta a história do comércio de Porto Alegre. “Estamos muito contentes com essa visita e estamos sempre a disposição aqui. Queremos ver o país crescer e ajudar a construir um futuro melhor”, concluiu Paulo Kruse.

 

Texto e foto: Ascom – vereadora Séfora Mota

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend