Sebastião Santos entrega petição ao DNIT para obra em Rio Preto

Contorno ferroviário de Rio Preto beneficiará também as regiões de Cedral e Mirassol.

Publicado em 23/1/2015 - 00:00

sebastiao-santos-prb-entregou-abaixo-assinado-ao-dnit-e-recebeu-garantia-do-contorno-ferroviario-de-rio-preto-foto-ascomsebastiaosantos-16-01-15-01
Contorno ferroviário de Rio Preto beneficiará também as regiões de Cedral e Mirassol.

 

RETROSPECTIVA

São Paulo (SP) – O deputado estadual, Sebastião Santos (PRB), entregou em dezembro de 2014 uma pasta com mais de 10 mil assinaturas da Petição Pública ‘Pela Retirada dos Trilhos da Área Urbana de Rio Preto’ ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) requerendo a execução da obra do contorno ferroviário de São José do Rio Preto. O parlamentar esteve em audiência com coordenador-geral de obras ferroviárias, Marcelo Chagas, que garantiu a Sebastião o início da execução do projeto em 2015, que não beneficiará apenas Rio Preto, mas também Cedral e Mirassol.

sebastiao-santos-prb-entregou-abaixo-assinado-ao-dnit-e-recebeu-garantia-do-contorno-ferroviario-de-rio-preto-foto-ascomsebastiaosantos-16-01-15-02A petição é um movimento popular liderado pelo deputado após o trágico descarrilamento que matou oito pessoas em Rio Preto, no ano passado. O parlamentar, que já vinha alertando as autoridades sobre a falta de manutenção da malha ferroviária durante todo o mandato, e sobre os frequentes descarrilamentos, uniu-se à população riopretense para trazer força popular e conquistar o recurso de R$ 350 milhões necessários para a obra.

Após entregar as assinaturas, Sebastião recebeu do DNIT a garantia que Rio Preto ficará livre os trilhos perigosos que passam por 28 bairros. Será executado um novo projeto para desativar a ferrovia riopretense. O que era o projeto de ‘contorno’ de Rio Preto, agora será o projeto da ‘variante’, já que contornará outros municípios. O percurso terá 60 km, passando de Cedral até Balsamo (próximo a SP 320 – Rodovia Euclides da Cunha), sem entrar na área urbana de Rio Preto e Mirassol. E a linha férrea será dupla.

A expectativa é que em 2015 os técnicos analisem toda a área do trajeto, obtenham todas as licenças ambientais e se necessário providenciem as desapropriações de áreas, processo que deve demorar de 10 a 12 meses. Em seguida, será construída a ferrovia, cujo tempo de conclusão é estimado em três anos.

Sebastião lamenta que demore anos, mas está feliz com o resultado. “Não é uma obra simples. Trata-se de um projeto complexo. O importante é que ele seja iniciado o mais rápido possível. Acompanharei cada passo da execução para que não se perca tempo. Vamos livrar a cidade desse perigo”, disse.

O deputado está trabalhando para que o processo seja rápido. No início do mês, sua assessoria se reuniu com o superintendente de São Paulo, Rinaldo Felix da Costa, para buscar a liberação dos recursos para o contorno ferroviário de Rio Preto e Catanduva. As reuniões ocorreram na quinta e sexta-feira (04 e 05/12).

sebastiao-santos-prb-entregou-abaixo-assinado-ao-dnit-e-recebeu-garantia-do-contorno-ferroviario-de-rio-preto-foto-ascomsebastiaosantos-16-01-15-03Convocação

Sebastião Santos está preocupado com toda a malha ferroviária do estado, e não apenas com Rio Preto. Em novembro, a Comissão de Atividades Econômicas da Assembleia Legislativa aprovou requerimento de autoria deputado Sebastião que convoca a concessionária ALL (América Latina Logística) para prestar esclarecimentos sobre a falta de manutenção das ferrovias paulistas, que tem causado vários acidentes nos últimos anos. A convocação foi aprovada por unanimidade. A concessionária deve se apresentar na Assembleia após o recesso.

 

Texto e fotos: Suelen Tavares Polachini  / Ascom – deputado estadual Sebastião Santos

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend