Sachetti afirma que ensino técnico deve ser prioridade do próximo governo de MT

Sachetti defendeu que é preciso qualificar os jovens para o mercado de trabalho e garantir o desenvolvimento econômico do MT com investimentos na indústria

Publicado em 09/09/2018 - 00:00

Sachetti defendeu que é preciso qualificar os jovens para o mercado de trabalho e garantir o desenvolvimento econômico do MT com investimentos na indústria

Cuiabá (MT) – Independentemente do resultado eleitoral, seja quem for o próximo presidente da República e o próximo governador de Mato Grosso, quando deparar com a “vida como ela é” se verá obrigado a ampliar os investimentos na educação e a redobrar a cobrança por qualidade. A afirmação é do candidato ao Senado, deputado federal Adilton Sachetti (PRB), que insistiu na proposta de que a educação deve ser o principal compromisso do governo eleito, porque o Brasil está numa situação em que não é mais possível “empurrar com a barriga”, como se faz há décadas.

Sachetti citou o próprio exemplo de quem nasceu na roça e saiu de casa para estudar e se formar em arquitetura. “Já não se pode afirmar que alguém liberta alguém, ou que alguém se liberta sozinho, mas os homens se libertam em comunhão, quando recebem educação”, ponderou o candidato ao senado pela coligação “A Força da União”, parafraseando o sociólogo Paulo Freire.

O fato de alguns estarem comemorando Mato Grosso ter melhorado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), segundo Sachetti, deve servir de alerta para a urgência em medidas que melhorem o quadro problemático, especialmente nas escolas públicas. “Com educação, podemos avançar nos programas para geração de emprego e renda, culminando com políticas sociais adequadas”, pontuou.

Adilton Sachetti lamentou que tenha havido crescimento da pobreza nos últimos anos. Ele disse que o poder público precisa dar prioridade às camadas menos favorecidas da população, com ensino público e gratuito de qualidade e defende que somente a educação liberta. “O princípio de tudo deve ser a educação, com professores valorizados e alunos estimulados”, justificou Sachetti, ao lado do candidato ao governo de Mato Grosso, senador Wellington Fagundes (PR), e do candidato à Câmara dos Deputados, Emanuel Pinheiro.

Desde os primeiros dias da campanha, Sachetti não se cansa de repetir a história de sua família, onde oito do total de nove irmãos saíram da roça para buscar ensino em nível superior. “Neste momento de debate eleitoral, desejo conclamar a sociedade para perceber o papel importante que o aprendizado possui em nossas vidas. A educação precisa estar presente em todos os debates e ser nossa prioridade número um, em qualquer situação”, complementou.

Texto e Foto: Ascom – deputado federal Adilton Sachetti
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro