Russomanno relança Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Federal

Segundo Russomanno, a interação dos profissionais com os parlamentares é fundamental para o sucesso da frente

Publicado em 14/7/2016 - 00:00

Russomanno relança Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Federal
O evento foi realizado com a presença de policiais federais, associações, parlamentares de vários partidos e o líder do PRB na Câmara, deputado Márcio Marinho (BA)

 

Brasília (DF) – O deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP) reativou, na manhã desta quarta-feira (13), a Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Federal. O evento foi realizado com a presença de policiais federais, associações, parlamentares de vários partidos e o líder do PRB na Câmara, deputado Márcio Marinho (BA). Segundo Russomanno, a interação dos profissionais com os parlamentares é fundamental para o sucesso da frente.

“O objetivo principal é propor a união de toda a Polícia Federal, a instituição é maior que as carreiras consideradas individualmente. Quando o colegiado foi criado, na década de 90, a situação dos agentes e da Polícia era ainda mais precária, pois tinham salários defasados. Nós só conseguimos melhorar a situação quando transformamos em cargos de nível superior porque havia um teto estabelecido pela legislação. Hoje, de toda a categoria, o setor administrativo é o que mais precisa de atenção, pois eles foram esquecidos”, disse Russomanno.

O líder Márcio Marinho lembrou que essa interlocução dos policiais com o Poder Legislativo é fundamental para o sucesso dos trabalhos da Frente. “O Parlamento é o berço da criação das leis, e nós sabemos que esta Casa é movida por pessoas que defendem vários segmentos. A Polícia Federal tem as suas demandas, que são legítimas. O deputado Celso acerta ao reativar esta Frente”, declarou Marinho ao informar que o Colegiado conta com o apoio de toda bancada do PRB.

Marcelo Squassoni (PRB-SP), por sua vez, aposta na equiparação salarial com outros órgãos. “As carreiras da Polícia Federal ganham menos que as do Ministério Público Federal e, ainda menos, que as da Magistratura. São categorias que trabalham juntas, mas são remuneradas de forma diferente. A autonomia fará com que os salários sejam equilibrados e diminuirá esse confronto no dia a dia”, afirmou.

A delegada aposentada, Maria do Socorro Tinoco, agradeceu a iniciativa de Russomanno. “Tenho 40 anos de serviço e posso dizer com propriedade que a Polícia Federal necessita muito do apoio da Frente Parlamentar. Se não houver autonomia, sobretudo financeira, as outras questões não avançarão. Esse é o maior entrave da Polícia Federal porque a qualidade do nosso trabalho também depende da compra de armamentos, de uma boa estrutura e de equipamentos. Tudo depende da autonomia financeira e administrativa. De fato, nós já conseguimos a autonomia investigativa, mas isso ainda não é suficiente”, afirmou a delegada.

celso-russomanno-prb-relanca-frente-em-defesa-policia-federal-foto2-douglas-gomes-14-07-16Russomanno disse, ainda, que há uma necessidade de reestruturação da instituição para que os profissionais progridam na carreira. “Essa é uma discussão que já vem do início dos anos 2000. Nossa Frente tem mais de 220 deputados. Precisamos da colaboração de todos vocês, que estão na ponta e conhecem as deficiências e as necessidades”, acrescentou o deputado ao se colocar à disposição para a realização de audiências públicas, reuniões e debates.

O evento contou com a participação de representantes da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Peritos Criminais de Polícia Federal (APCF), da Associação Brasileira dos Papiloscopistas Policiais Federais (Abrapol), do Ministério da Justiça, da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol), do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal (Sindepol), do Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul (Sinpef/RS), do Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal, da Subsecretaria de Apoio e Fomento e Desenvolvimento do Polo Econômico da Região Metropolitana e dos sindicatos das Policiais Federais do Maranhão, Rio Grande do Norte, Goiás e Distrito Federal.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend