Rogério Cruz sugere medidas que regularizem serviços de poda e remoção de árvores

O objetivo é garantir mais segurança para pedestres e moradores da capital goiana.

Publicado em 15/12/2014 - 00:00

Rogério Cruz sugere medidas que regularizem serviços de poda e remoção de árvores
O objetivo é garantir mais segurança para pedestres e moradores da capital goiana.

 

Goiânia (GO) – Com o objetivo de evitar problemas e acidentes com árvores, o vereador Rogério Cruz (PRB-GO) apresentou uma proposta para que seja instituído um Programa de Poda, Remoção e Substituição Preventiva de Árvores nas Vias Públicas do Município de Goiânia.

rogerio-cruz-prb-faz-balanco-de-mandato-como-vereador-foto-divulgacao-14-11-14A ideia, segundo o republicano, é garantir mais segurança para pedestres e moradores da capital. “Goiânia é uma das capitais mais arborizadas do país. São mais de 950 mil árvores, de 382 espécies diferentes, nas ruas, praças e ilhas da capital. Além da beleza das flores, de servir de refúgio nos dias de calor, as árvores também podem trazer problemas. Elas interferem na fiação elétrica, quebram as calçadas e geram outros transtornos aos cidadãos”, apontou Rogério Cruz.

Pelo texto, árvores localizadas em vias públicas e que por doença ou outro motivo relevante possam colocar em risco a integridade física das pessoas e causar dano ao patrimônio público ou privado deverão ser removidas e substituídas por outras. As árvores consideradas de risco devem ser removidas e substituídas por mudas da mesma espécie ou de outra espécie adaptada ao local e à região, conforme critérios técnicos fixados pelo poder público municipal.

Ainda pelo projeto, as árvores afetadas deverão ser podadas e tratadas sempre que apresentarem a formação de galhos e ramos inúteis, crescimento excessivo que prejudiquem a rede de energia, acarretem perigo iminente ou atrapalhem a circulação de pessoas e veículos. As remoções só devem ocorrer depois de adotados todos os procedimentos necessários, os riscos não forem eliminados e com laudo do órgão competente condenando a árvore.

Todos os serviços relacionados à arborização da capital como poda, remoção e substituição só poderão ser realizadas pelo poder público e, em casos específicos, por particulares com autorização expressa. Rogério Cruz completa: “Para que o projeto seja adotado conforme o criamos, precisamos também do apoio da população notificando os órgãos competentes sobre árvores que não estão em bom estado e precisam ser podadas ou cortadas”.

 

Texto: Matya Rodrigues, com informações de Maurizan Landim / Ascom – PRB Goiás
Foto 01: Leandro Lopes / Secom – Prefeitura Caldas Novas / Foto 02: Cedida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend