Rogéria Santos propõe criação do Dia Municipal do Turbante

Vereadora lembra que o acessório é bastante utilizado por mulheres que são acometidas por neoplasias

Publicado em 8/3/2017 - 00:00

Vereadora Rogéria Santos lembra que o acessório é bastante utilizado por mulheres que são acometidas por neoplasias

Salvador (BA) – Com o propósito de valorizar o uso de turbantes, a vereadora Rogéria Santos propôs a instituição do Dia Municipal do Turbante, em Salvador, a ser celebrado no dia 20 de novembro. A proposta visa apreciar do adorno que possui diversos significados.

A republicana viveu 14 anos no continente Africano, convivendo com a luta e a cultura das mulheres, o que contribuiu para o aprimoramento sobre o uso dos turbantes como símbolo do empoderamento feminino representando a resistência cultural, além de adornar as mulheres.

Rogéria Santos lembra, também, que o acessório é bastante utilizado por mulheres que são acometidas por neoplasias, que por causa das fortes medicações e tratamentos agressivos perdem os cabelos. “Essas mulheres fazem uso do adorno como uma forma de resgate de autoestima e de empoderamento feminino. Para quem usa, o turbante é muito mais que um acessório. Ao realizar trabalhos sociais em alguns hospitais, que incluem a confecção dos turbantes em mulheres vitimadas pelo câncer, observamos o quanto algumas mulheres tem a sua autoestima reduzida por conta da perda dos cabelos e quando a gente propõe e faz o turbante, observamos o quanto essas mulheres se sentem ainda mais belas e valorizadas”, explica a vereadora.

Projeto

A Lei terá como objetivo exaltar a cultura africana no povo soteropolitano, lembrando a luta diária da mulher contra o racismo e o preconceito, em favor da liberdade cultural. O turbante carrega vários significados, um deles é a ancestralidade, pois antigamente era utilizado por necessidade e atualmente muitos o usam fazendo um resgate histórico, gerando uma representatividade da identidade negra, resultando numa forma de ato político pela estética.

“Ele tem a função de empoderar a mulher. Esse dia vai mostrar que precisamos valorizar esse empoderamento, além de valorizar toda a expressão cultural. O turbante não é um simples acessório, mas um item que evidencia ainda mais a beleza das mulheres e de todos que utilizam”, finalizou a vereadora.

Data

A semana de conscientização sobre o resgate das raízes culturais africanas, por meio do uso do turbante, poderá ocorrer na terceira semana do mês outubro de cada ano, em paralelo com as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, que já ocorre no dia 20 de novembro de todos os anos.

Texto e foto: Ascom – vereadora Rogéria Santos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend