Rogéria Santos leva mutirão da mama para região do Shopping da Bahia

O Caminhão Rosa disponibilizou atendimento para aproximadamente 80 mulheres, sem restrição de faixa etária. A ação segue até hoje (18), no mesmo local

Publicado em 18/10/2017 - 00:00

Rogéria Santos leva mutirão da mama para região do Shopping da Bahia
O Caminhão Rosa disponibilizou atendimento para aproximadamente 80 mulheres, sem restrição de faixa etária. A ação segue até hoje (18), no mesmo local

Salvador (BA) – A vereadora Rogéria Santos (PRB), em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador e a Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), levou o mutirão da mama para realizar exames clínicos de prevenção ao câncer mamário, além de palestras. O Caminhão Rosa parou na região do Shopping da Bahia, em Salvador, e disponibilizou atendimento para aproximadamente 80 mulheres, sem restrição de faixa etária. A ação segue até hoje (18), no mesmo local.

A republicana destaca que na capital baiana, a cada ano, mil novos casos de câncer de mama são registrados, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O resultado é de aproximadamente 80 mortes em decorrência da doença. Embora os dados sejam alarmantes, com o diagnóstico em fase inicial, o câncer de mama possui 95% de chances de ser curado.

“Nós militamos por esta causa há muito tempo, auxiliando mulheres e tentando trazê-las à uma consciência preventiva. O objetivo não é apenas canalizar o mês para o câncer de mama. Os dados estatísticos relacionados ao câncer em mulheres são altos e, enquanto legisladora deste município, não posso ficar omissa. É meu dever buscar atuações em benefício da população”, explicou Rogéria Santos.

Rogéria Santos leva mutirão da mama para região do Shopping da BahiaA gestora da SPMJ, Taissa Gama, frisou a importância de tratar da prevenção. “As mulheres precisam entender que a descoberta de câncer de mama, no início, não é uma sentença de morte. Uma vez evidenciado em estágio inicial, as chances de cura serão ainda maiores, e o tratamento será melhor. O caminhão ainda traz a conscientização sobre o modo de realizar o autoexame de mama, que precisa ser feito quinzenalmente pela própria mulher. Essa conscientização tem se multiplicado para outras mulheres e por isso a ação é muito importante, ao invés de cuidarmos de uma doença, estamos propondo a prevenção”, Salientou Taissa Gama.

A secretária da pasta de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e deputada federal licenciada, Tia Eron (PRB-BA), ressaltou a importância de disponibilizar ações preventivas além da conscientização. “Hoje, não só as mídias, mas as instituições também estão adotando essa luta porque a incidência do câncer de mama ainda é muito grande. Essa é não uma campanha apenas pelo outubro rosa, mas de saúde pública, que precisa ser feita e refeita durante todo o ano. Abrir um espaço como esse para atingir o fluxo enorme de mulheres da região é algo louvável. As mulheres precisam perder a vergonha, o medo e continuar fazendo seus exames porque essa é uma questão de cuidado e a vereadora tem tido respeito para essas mulheres, apoiando tais ações”, Frisou Eron.

O caminhão de atendimento itinerante realiza o encaminhamento de mulheres com possíveis nódulos para a realização da mamografia. Além dos exames, a ação ainda dispôs de uma feira de serviços, com apoio de parceiros, para a população presente.

No município, o Caminhão Rosa percorre várias comunidades, para realização de exames clínicos de prevenção ao câncer de mama, além de palestras educativas. As ações acontecem durante todo o mês, em 14 bairros da cidade.

Texto: Izabela Silva / Ascom – vereadora Rogéria Santos
Fotos: Cedidas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend