Rogéria Santos lança campanha contra o jogo Baleia Azul em Salvador (BA)

Rogéria Santos lança campanha contra o jogo Baleia Azul em Salvador

Com o tema: “Sua vida vale mais que um jogo”, vereadora quer conscientizar pais, familiares e a sociedade para o risco do jogo que propõe o suicídio

Publicado em 30/4/2017 - 00:00

Rogéria Santos lança campanha contra o jogo Baleia Azul em Salvador (BA)
Com o tema: “Sua vida vale mais que um jogo”, vereadora quer conscientizar pais, familiares e a sociedade para o risco do jogo que propõe o suicídio

Salvador (BA) – Em combate ao suicídio, a vereadora Rogéria Santos (PRB) lançou a campanha “Sua vida vale mais que um jogo”, com intuito de suprimir os atos de automutilação e autoextermínio decorrentes do jogo mortal “Baleia Azul”, que já levou vários adolescentes à morte por meio da realização de 50 desafios.

A Baleia Azul é um jogo que surgiu na Rússia, que possui como finalidade induzir ou instigar os seus usuários ao suicídio, tendo como público alvo crianças, adolescentes e jovens. No Brasil, estima-se que 25 pessoas se matam por dia, tornando o país o 11º colocado no ranking mundial de suicídios, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Por meio da campanha “Sua vida vale mais que um jogo”, visamos de uma forma pedagógica conscientizar, alertar, tratar e prevenir a prática do suicídio. O jogo Baleia Azul é nocivo para os nossos jovens e adolescentes. Precisamos faze-los compreender que eles são importantes para as pessoas à volta e acima disso, eles precisam valorizar a vida. Precisamos ir às ruas, trabalhar e convencer a essas pessoas de que vale a pena viver”, explicou a vereadora.rogeria-santos-vereadora-prb-salvador-ba-promove-audiencia-contra-jogo-baleia-azul-foto-ascom-28-04-2017-02

Em atuação na Câmara Municipal de Salvador há quatro meses, a republicana apresentou projetos que englobam o combate às ações de autoextermínio. Trata-se do Projeto de Lei  226/17, que propõe a instituição do Mês Municipal de Combate ao Suicídio, e o Projeto de Indicação nº 358/17, que sugere ao presidente da República a instituição do Mês Nacional de Combate ao Suicídio e o Projeto de Indicação nº 383/17, que  sugere também ao presidente da República ação urgente junto ao Ministério Público da União (MPU) e órgãos correlatos em questões tecnológicas no país, para tratar, combater e erradicar o jogo, além de apresentar uma moção de repúdio e indignação diante da face de barbárie, crueldade e crime do jogo Baleia Azul.

“Diante das estatísticas atuais relacionadas ao suicídio, não podemos ficar de braços cruzados. Trabalhamos para que essa juventude prevaleça e floresça. Me coloco à disposição para ajudar no que for preciso. Ainda oriento que busquem ajuda da Polícia, do Conselho Tutelar e de pessoas qualificadas”, afirmou a republicana.

Em conjunto com as ações legislativas, a vereadora Rogéria Santos também realizará audiência pública sobre o assunto, afim de expor a campanha, seus projetos e iniciar ações em combate ao suicídio. A audiência acontecerá no dia 5 de maio, às 9h30, no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.

“Acreditamos que cada pessoa pode vencer as dificuldades e que os nossos jovens podem superar o Baleia Azul, lutando e provando a todos que a vida vale muito mais que um jogo”, finalizou a vereadora Rogéria Santos.

Texto e foto: Izabela Silva / Ascom – vereadora Rogéria Santos
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend