Roberto Sales quer inclusão de Macaé e São Gonçalo em estudo sobre Aedes aegypti

Republicano tem conhecimento de que esse ensaio é parte de um estudo inovador de nível mundial.

Publicado em 19/12/2015 - 00:00

Roberto Sales quer inclusão de Macaé e São Gonçalo no estudo de campo para controle do Aedes aegypti
Pelo texto, os índices encontrados recentemente no Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti, nos municípios de Macaé e São Gonçalo indicam que eles estão em situação de risco

Brasília (DF) – O deputado federal Roberto Sales (PRB-RJ) apresentou nesta semana, o requerimento nº 1945/15 onde solicita o envio de Indicação ao Ministro da Saúde, sugerindo a inclusão dos municípios de Macaé e São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro, em estudos de campo para o controle do Aedes aegypti.

De acordo com o texto, os índices encontrados recentemente no Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti, nos municípios de Macaé e São Gonçalo indicam que eles estão em situação de risco. Ao longo do tempo, tem havido esforço intenso no combate ao vetor da febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus, com participação ativa da comunidade.

“Diante do empenho demonstrado pela comunidade e pela situação grave de infestação, sugerimos a inclusão dos municípios nos estudos de campo em desenvolvimento pela Fundação Oswaldo Cruz, relacionados à introdução de machos infectados com a bactéria Wolbachia pipientis no ambiente”, explicou Roberto Sales.

O parlamentar republicano tem conhecimento de que esse ensaio é parte de um estudo inovador de nível mundial, para eliminar a dengue e outras viroses que o Aedes transmite. A infecção bacteriana é bastante promissora como instrumento para reduzir a transmissão de arboviroses pelo mosquito, uma vez que provoca a morte dos ovos fertilizados. “O resultado esperado é a diminuição da população vetora ao longo do tempo”, finaliza.

Texto: Ascom – deputado federal Roberto Sales
Foto: Roberto Ribeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend