Plano Específico para Santo Amaro Norte é debatido em audiência pública

Rinaldo Junior debate Plano Específico Santo Amaro Norte

Projeto prevê a revitalização urbana da parte norte do bairro de Santo Amaro, em Recife

Publicado em 8/11/2017 - 00:00

Plano Específico para Santo Amaro Norte é debatido em audiência pública
Projeto prevê a revitalização urbana da parte norte do bairro de Santo Amaro, em Recife

Recife (PE) – O Plano Específico Santo Amaro Norte, que inclui a Vila Naval e a comunidade de Santo Amaro, foi discutido durante audiência pública proposta pelos vereadores Rinaldo Junior (PRB), Ivan Moraes e Alcides Teixeira Neto.

Durante o encontro, que contou com representantes da Secretaria de Planejamento Urbano e da Marinha, entre outras lideranças ligadas ao tema, Rinaldo Junior avaliou o momento do debate e sugeriu que haja mais discussões sobre o assunto.

“A gente pode ouvir a população, os principais atores, dando tempo possível para todos falarem. A participação popular é importantíssima. E saímos com encaminhamentos importantes. A gente precisa de mais oficinas e audiências como essa porque o povo de Santo Amaro desconhece o que é esse projeto profundamente. Então, nós vamos junto com os vereadores Ivan Moraes e Alcides Teixeira Neto promover várias oficinas para que possamos instruir o povo para ter condições de opinar sobre o que é melhor para a sua comunidade”, explicou Rinaldo Junior.

O plano propõe dividir o terreno da Vila Naval em seis quadras, sendo uma delas para a construção de novas moradias dos militares. As outras seriam negociadas pela Marinha com empresas de construção civil, que poderiam erguer prédios de até 21 andares com alturas diversificadas e térreo com 80% da fachada em formato de galeria, sem grades ou muros. A discussão trouxe a importância da elaboração de um projeto urbanístico especial para a área que compõe o Zeis de Santo Amaro, a Vila Naval e o Tacaruna, em virtude de sua localização estratégica e da importância histórica e social.

Para o conselheiro da Cidade do Recife e integrante do Grupo Direitos Urbanos, Leonardo Cisneiros, a realização da audiência pública é de fundamental importância e avaliou a proposta. “Esse plano do jeito que está, a gente considera que está bastante mal formulado e não corresponde com o que o plano diretor exige. Ou seja, esse plano é uma colcha de retalhos que faz o plano específico para Vila Naval e deixa a ZEIS só com o plano preliminar”, criticou.

Morador de Santo Amaro há 45 anos, Luzinaldo Silva, falou representando a Associação de Moradores. “A discussão está sendo muito pouca, a gente tem que discutir mais, principalmente com as pessoas que moram dentro do bairro, porque uma coisa é você fazer prédios para pessoas ricas. Você vai fazer 22 prédios dentro da Vila Naval e essas pessoas vão ter que sair da Vila Naval e vão sair por onde?”, questionou o morador.

Representando o Movimento Resiste Santo Amaro, Felipe Cury, destacou que o projeto como está não prevê um plano integrado. “Nossa crítica é que o povo que mora em Santo Amaro não está inserido dentro do projeto.  A proposta de projeto que foi feito pela prefeitura só atende a Vila Naval e não a Zeis Santo Amaro. Esse projeto não identifica quais são as necessidades, quais são os equipamentos públicos que se vão investir”, pontuou o representante.

Texto: Ascom – vereador Rinaldo Junior
Fotos: Anderson Barros / Câmara Municipal do Recife

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend