Ricardo Silva destaca importância de ações contra o racismo

O parlamentar defende que todos devem refletir sobre a importância do povo e da cultura africana

Publicado em 23/11/2017 - 00:00

Ricardo Silva destaca importância de ações contra o racismo
O parlamentar defende que todos devem refletir sobre a importância do povo e da cultura africana

Osasco (SP) – O vereador Ricardo Silva (PRB-SP) apresentou moção de apoio pelo Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no último dia 20 de novembro. O parlamentar defendeu que todos devem refletir sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da cultura.

“Recentemente, tivemos um caso de preconceito contra um jovem negro e outros que acontecem sem a mesma divulgação. Precisamos repensar sobre a posição dos negros na sociedade e além disso, refletir na questão de que somos todos humanos”, explicou Ricardo Silva.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. Instituído pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, a data homenageia o Zumbi, um líder do Quilombo dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695, e reivindica essa figura histórica como símbolo de resistência.

História de Zumbi

No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de etnia negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo. Os quilombos, liderados por Zumbi, formavam a resistência ao sistema escravocrata que vigorava, e eram os principais responsáveis pela preservação da cultura africana no Brasil. Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, que só viria em 1888, com a abolição oficial da escravatura no Brasil, cerca de 193 anos após sua morte.

Texto e foto: Ascom – vereador Ricardo Silva

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend