Ricardo Bentinho defende legalização da Vaquejada

“A vaquejada e o rodeio são festas de família, as provas equestres são festas de família, por que acabar com a alegria dos brasileiros, se já temos tanto desemprego?”, defendeu o republicano

Publicado em 27/10/2016 - 00:00

Ricardo Bentinho defende legalização da Vaquejada
O deputado Ricardo Bentinho, que também é proprietário de uma companhia de rodeio, fez questão de trazer caminhões e pessoal em apoio à causa

Brasília (DF) – Amante e defensor da prática do rodeio no Brasil, o deputado federal Ricardo Bentinho (PRB-SP) manifestou na última terça-feira (25) o seu apoio à legalização da Vaquejada como prática esportiva, durante mobilização nacional que reuniu milhares de pessoas na Esplanada dos Ministérios. As caravanas vieram principalmente do Nordeste, onde a Vaquejada é considerada um patrimônio cultural do povo, no entanto sua prática está proibida, por decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF).

O movimento contou com caravanas de apoio vindas do estado de São Paulo, lideradas pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). O deputado Ricardo Bentinho, que também é proprietário de uma companhia de rodeio, fez questão de trazer caminhões e pessoal em apoio à causa. “Eu tiro o meu chapéu para os vaqueiros, pela sua demonstração de civismo e principalmente de amor ao esporte que é a vaquejada. Nós estamos aqui defendendo a vaquejada, defendendo o rodeio. A vaquejada e o rodeio são festas de família, as provas equestres são festas de família, por que acabar com a alegria dos brasileiros, se já temos tanto desemprego?”, questionou o deputado. Ricardo Bentinho acrescentou que “Quem cria, não judia, cuida de seus animais”.

Além do ato liderado pela Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq) em frente ao Congresso Nacional, uma audiência conjunta das comissões de Esporte (CESPO) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) também discutiu o assunto. O evento reuniu manifestantes favoráveis e contrários à vaquejada, entre eles parlamentares, ativistas pelos direitos dos animais, vaqueiros e veterinários.

A mobilização foi uma reação à decisão tomada recentemente pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou inconstitucional uma lei do estado do Ceará que regulamentava a vaquejada como política desportiva e cultural. Os ministros consideraram que a prática implica “crueldade intrínseca” no tratamento aos animais.

Para solucionar o impasse, os parlamentares pró-Vaquejada defendem a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 270/16, que classifica os rodeios e as vaquejadas e suas expressões artístico-culturais como patrimônio cultural imaterial brasileiro. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, já anunciou a criação de uma comissão especial para analisar a PEC.

Texto: Claudivan Santiago / Ascom – deputado federal Ricardo Bentinho

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend