Ministro Eduardo Lopes entregou Tilápias à Costa do Marfim

Objetivo foi incentivar a aquicultura e o desenvolvimento econômico e apoiar o combate à fome e a miséria no país africano.

Publicado em 11/1/2015 - 00:00

ministro-eduardo-lopes-entregou-tilapias-a-costa-do-marfim-foto-ascvommpa-08-01-15-01
Objetivo foi incentivar a aquicultura e o desenvolvimento econômico e apoiar o combate à fome e a miséria no país africano

Brasília (DF) – Juvenis de pescado brasileiro, melhorados geneticamente, foram entregues, em julho de 2014 ao governo da Costa do Marfim, para incentivar a aquicultura e o desenvolvimento econômico e apoiar o combate à fome e a miséria no país africano. Os peixes, da espécie Tilápia, partiram das estações de piscicultura do Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra a Seca), no Ceará, e foram levados até Abidjã, a capital marfinense, pelo ministro da Pesca e Aquicultura do Brasil, Eduardo Lopes (PRB).

Brasil e Costa do Marfim assinaram em abril um acordo de cooperação técnica com foco na recuperação da aquicultura e da pesca no país africano. O trabalho será desenvolvido com apoio da Agência Brasileira de Cooperação Internacional, do Ministério das Relações Exteriores.

ministro-eduardo-lopes-entregou-tilapias-a-costa-do-marfim-foto-ascvommpa-08-01-15-02Segundo explicou o ministro Eduardo Lopes, o Brasil tem uma dívida de gratidão com a Costa do Marfim na área da aquicultura. Nos anos 1970, foi o país africano que enviou aos brasileiros as primeiras matrizes de tilápia, dando início ao cultivo em diversas regiões. Os técnicos brasileiros trabalharam duro no melhoramento genético do pescado, que hoje engorda mais rápido e é considerado o principal produto da aquicultura nacional. “Na Costa do Marfim, os conflitos armados atrasaram o desenvolvimento científico. Com a entrega desses juvenis, de forma bastante humanitária estamos contribuindo para que eles recuperem o tempo perdido”, destacou Lopes.

No projeto de cooperação entre Brasil e Costa do Marfim também estão previstas ações de capacitação de técnicos na pesca artesanal e esportiva, na produção de organismos aquáticos, incluindo a piscicultura continental, na criação de camarões e moluscos e no monitoramento e controle da pesca e da aquicultura.

A missão brasileira na Costa do Marfim contou com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que garantiu o transporte dos alevinos e da delegação brasileira.

Depois do lançamento do programa de cooperação, Eduardo Lopes se encontrou com o primeiro ministro e com o presidente marfinense. À tarde participou de uma série de visitas técnicas às empresas de pesca de Abidjã. Ainda hoje o ministro segue para a Espanha, onde mantém agenda para a promoção de cooperação bilateral com o Brasil.

Texto e fotos: Ascom – MPA
Edição: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend