Reserva de vagas para negros e índios em concursos

Prefeito do Rio de Janeiro sanciona projeto do vereador João Mendes de Jesus

Publicado em 17/05/2012 - 00:00

reserva-de-vagas-para-negros-e-indios-em-concursos-vereador-joao-mendes-prb-17-05-2012
Prefeito do Rio de Janeiro sanciona projeto do vereador João Mendes de Jesus

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Eduardo Paes (PMDB) sancionou o Projeto de Lei 1081-A/2011, de autoria do vereador João Mendes de Jesus (PRB), que reserva 20% das vagas oferecidas em concursos públicos do município para negros e índios. A assinatura ocorreu numa solenidade realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul da capital fluminense, e contou com a presença de representantes de vários movimentos sociais, lideranças, militantes e políticos.

O evento foi aberto com um discurso de Dulce Mendes de Vasconcellos, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Comdedine-Rio). O projeto foi aprovado em uma segunda discussão na Câmara Municipal, por unanimidade.

Para João Mendes, essa lei vem para reverter uma situação de desigualdade histórica. “Os negros nunca tiveram realmente oportunidades no Brasil e podemos verificar isso numa breve análise. Após a libertação da escravatura, enquanto em alguns países os que ficavam livres eram indenizados, recebendo terras e animais para iniciar uma nova vida, aqui isso não aconteceu. A maioria foi largada à própria sorte, vivendo de favores e de esmolas. Esse contingente sempre enfrentou muitas barreiras e preconceitos. Agora, 124 anos depois, surge uma lei que vem corrigir uma das muitas distorções.”

O deputado federal Vitor Paulo, presidente estadual do PRB Rio de Janeiro, também compareceu à solenidade. “Essa iniciativa pioneira do vereador João Mendes, presidente nacional do PRB-Afro, é um marco na sociedade brasileira. Trata-se de uma lei que faz parte de uma agenda positiva e que vem se somar a um conjunto de ações na luta para diminuir as desigualdades sociais do Brasil.”

O prefeito Eduardo Paes encerrou o evento, destacando que a iniciativa de João Mendes passa a valer imediatamente para os próximos concursos da Prefeitura, igualando as oportunidades. “Teremos uma cidade mais justa para todos, independente da sua fé e da sua raça”, concluiu. O evento contou ainda com a presença da vereadora Tânia Bastos, presidente municipal do PRB carioca.

Texto: David Telles
Foto: José Célio

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro