Republicanos participam de evento internacional sobre pesca de atum

Deputados Cleber Verde, Vinicius Carvalho, Roberto Alves e Antonio Bulhões participaram do 21º encontro da Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico

Publicado em 21/11/2018 - 00:00

Deputados Cleber Verde, Vinicius Carvalho, Roberto Alves e Antonio Bulhões participaram do 21º encontro da Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico, em Dubrovnik, na Croácia

Brasília (DF) – Os deputados federais Vinicius Carvalho (PRB-SP), Cleber Verde (PRB-MA), Roberto Alves (PRB-SP) e Antonio Bulhões (PRB-SP) fizeram parte da delegação brasileira presente ao 21º encontro da Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT), em Dubrovnik, na Croácia. Os parlamentares, que são membros da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pesca e Aquicultura, acompanharam o secretário de Aquicultura e Pesca, Dayvson Souza. Durante o evento, que aconteceu entre os dias 12 e 19 de novembro, foi concedida ao Brasil a permissão de pescar sete mil toneladas do atum no Oceano Atlântico durante no ano de 2019.

Vinicius Carvalho ressaltou a presença e o empenho do secretário Dayvson Souza para a valorização do setor pesqueiro em nosso país. “Quando Dayvson assumiu a secretaria, o ICCAT estava prestes a excluir a permissão do Brasil porque o governo não cumpria os compromissos de enviar relatórios, requisito básico para a liberação da pesca do atum”, explicou.

Cleber Verde, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pesca e Aquicultura, comemorou o levantamento estatístico da secretaria. “Tivemos oportunidade de apresentar os números necessários e mostrar que estamos trabalhando de forma espacial, realizando o monitoramento das embarcações marítimas. Sem essas estatísticas, muitos pescadores brasileiros teriam sido impedidos de pescar o atum, o que criaria um problema sócio-econômico gravíssimo”, disse.

Dayvson ressaltou a relevância da participação do país no contexto internacional. “A pesca é o produto mais comercializado no mundo e, pela dimensão da Costa brasileira, o Brasil tem todo potencial para ser protagonista neste setor”, comentou.

Saiba mais – ICCAT

A Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT) regulariza a pesca de atum. O ICCAT determina a cota e a comercialização do peixe que cada um dos 49 países participantes terá direito, além de definir as áreas e legislação de proteção nos oceanos no mundo, visando a preservação das espécies marinhas.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro