Reforma Política entra na pauta do Republicanos

A primeira reunião da comissão foi realizada na sede nacional do partido, em Brasília, e um novo encontro já foi agendado para o dia 3 de março

Brasília (DF) – O Republicanos iniciou, nesta terça-feira (11), um ciclo de debates para formulação de propostas para a Reforma Política que valerá para as eleições de 2022. O evento contou com a parceria da Fundação Republicana Brasileira (FRB). O objetivo é apresentar ao Congresso Nacional um projeto consistente para corrigir os problemas na legislação e tornar o processo eleitoral mais justo e consistente, com uma ampla reforma política para o país.

O Fórum de Discussão da Reforma Política foi realizado na sede nacional do Republicanos e contou com a participação dos membros da Executiva Nacional do partido, Evandro Garla, Renato Junqueira e Mauro Silva, de servidores da Liderança do partido na Câmara, dos cientistas políticos Leonardo Barreto e Fábio Vidal, e de outras lideranças republicanas. Eles debateram o histórico das reformas políticas e as propostas já discutidas no Congresso.

Os participantes defenderam que o tema deve envolver a população e, por isso, não pode ser promovido apenas em 2021, ou seja, um ano antes da eleição. Na avaliação de Renato Junqueira, é preciso estudar o tema com o detalhamento necessário para construir uma proposta consistente.

“O debate que iniciamos hoje, convidando especialistas, técnicos, cientistas políticos, será importante para construir uma ferramenta, um documento sólido, robusto e com foco não apenas nas próximas eleições, mas nas próximas gerações”, afirmou o coordenador da Comissão Interna da Reforma Política, Renato Junqueira.

O deputado federal Silvio Costa Filho (PE) frisou que o grupo vai apresentar uma proposta ainda no primeiro semestre, com o objetivo de “ajudar o Brasil com uma reforma política séria, que contribua com a valorização do processo democrático e, sobretudo, fortaleça as instituições do país”, afirmou o republicano.

A próxima reunião da Comissão Interna já ficou marcada para o próximo dia 3 de março, na sede nacional do partido, em Brasília. Caberá ao colegiado preparar um documento com estudos aprofundados sobre os sistemas eleitorais de outros países, modelos de financiamento de campanha, e todas as propostas que tramitam na Câmara e no Senado sobre o tema. Após concluídos, esses estudos serão levados para debate na Executiva Nacional do partido.

Sobre a Fórum

O Fórum de Discussão da Reforma Política foi criado pelo presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), na última reunião do Conselho Republicano, realizada no dia 2 de fevereiro. O grupo é formado por membros da Executiva Nacional, cientistas políticas, servidores da Liderança do partido na Câmara e jornalistas que trabalham na comunicação do partido.

Texto: Agência Republicana de Comunicação (Arco)
Fotos: Carlos Gonzaga e Yuri Saad

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.