MDIC é primeiro órgão do Executivo Federal a aderir à Rede Brasil do Pacto Global da ONU

MDIC é primeiro órgão do Executivo Federal a aderir à Rede Brasil do Pacto Global da ONU

De acordo com Marcos Jorge, a sustentabilidade é um tema da maior relevância na agenda global e de grande preocupação para o MDIC e para o setor industrial brasileiro, pelo seu impacto direto na competitividade

Brasília (DF) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge (PRB), assinou, nesta quarta-feira (20), a adesão do MDIC à Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), tornando-se o primeiro órgão do Poder Executivo Federal signatário da iniciativa. A solenidade foi realizada no MDIC em Brasília, com a presença do secretário-executivo do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG), Carlo Pereira; da vice-presidente do CBPG, Cristiana Brito; da gerente de Parcerias do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (PNUD) e da representante residente do PNUD no Brasil, Maristela Baioni.

O Pacto Global, criado por iniciativa da ONU em 2000, é a maior iniciativa na área de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 12 mil participantes e envolvendo quase 170 países, e desempenha função essencial de catalizador para desenvolvimento dos países e das suas sociedades. Fundada em 2003, a Rede Brasil do Pacto Global da ONU é a terceira maior rede local, com mais de 700 signatários.

“A adesão do Executivo Federal a essa iniciativa é relevante porque, além de confirmar o compromisso do Estado brasileiro com os valores que o pacto defende de promoção dos direitos humanos, da proteção do meio ambiente e do combate à corrupção, essenciais para o crescimento sadio da economia brasileira, cria a oportunidade de maior interlocução com a sociedade, permitindo o aprendizado das melhores práticas e sua consideração na elaboração de políticas públicas que darão alcance nacional às melhores iniciativas”, disse o ministro Marcos Jorge.

De acordo com o ministro, a sustentabilidade é um tema da maior relevância na agenda global e de grande preocupação para o MDIC e para o setor industrial brasileiro, pelo seu impacto direto na competitividade.

Para o secretário-executivo do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG), Carlo Pereira, adesão do MDIC é mais do que natural, já que o foco do pacto são empresas, e o MDIC trabalha diretamente com a indústria, as empresas e o comércio. Ele também destacou o fato do MDIC já ter um plano de trabalho para as ações que serão realizadas.

Segundo o ministro Marcos Jorge, a adesão ao Pacto Global reforça o trabalho que o MDIC realiza para a melhoria da competitividade da indústria brasileira, do comércio exterior e dos serviços. O órgão tem atuado, também, na busca crescente da eficiência energética, da eficiência hídrica, e na logística reversa, num conceito de economia circular que reduz seu impacto na natureza sem comprometer o crescimento e o bem-estar da sociedade.

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.