Ministro participa do lançamento de estratégia para as áreas de biocombustíveis e energias renováveis

Ministro participa do lançamento de estratégia para as áreas de biocombustíveis e energias renováveis

Ministro Marcos Jorge destacou Programa Rota 2030 como aliado na melhoria dos valores nacionais de eficiência energética

Brasília (DF) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge (PRB), participou, na quarta-feira (31), de uma cerimônia no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para o lançamento de um documento que vai orientar a estratégia do MCTIC, até o ano de 2022, para as áreas de energias renováveis e biocombustível, petróleo e gás e minerais estratégicos. O objetivo é que o documento subsidie a estratégia nacional para o desenvolvimento das cadeias de valor dessas atividades.

Além de Marcos Jorge estavam presentes, na mesa de abertura do evento, o ministro do MCTIC, Gilberto Kassab; o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Maximiliano Martinhão; o secretário-executivo do Ministério das Minas e Energias (MME), Márcio Félix; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mário Neto Borges; e o presidente da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), Marcos Cintra.

Durante sua fala, Marcos Jorge afirmou que é preciso mudar o modelo “extrair-produzir-descartar”, adotado no mundo após a Revolução Industrial, por maneiras que considerem o uso sustentável dos recursos naturais. “Passados mais de dois séculos da Revolução, esse modo de produção ocasionou sérios problemas, como mudanças climáticas, poluição, ameaça à preservação da biodiversidade e riscos à sustentabilidade do planeta”, explicou.

O ministro elencou algumas iniciativas, dentro do campo da bioeconomia, que podem contribuir com soluções para os problemas globais ligados ao aumento da demanda por recursos naturais, alimentos e energia, bem como pela necessidade de preservação do meio ambiente. Entre elas, Marcos Jorge destacou a RenovaBio, política Nacional de Biocombustíveis do governo federal, criada para atuar na redução das emissões de gases causadores de efeito estufa. A RenovaBio prevê, ainda, a ampliação da oferta de combustíveis renováveis com preços competitivos e o consequente atendimento do Acordo de Paris.

“Trata-se de uma importante política para incentivar a produção de biocombustíveis no Brasil, cuja produção é mundialmente conhecida por sua qualidade. O etanol e o biodiesel podem substituir, parcial ou totalmente, o uso de derivados de petróleo e gás natural em motores a combustão ou em outro tipo de geração de energia”, afirmou.

O Programa Rota 2030 também foi citado pelo ministro como importante aliado da RenovaBio, já que incentiva as montadoras a alcançarem valores ainda melhores de eficiência energética. “As empresas terão de investir em novas tecnologias para o atingimento de metas, a exemplo de veículos híbridos flex ou movidos à célula de combustível à etanol. Os veículos totalmente elétricos também serão incentivados, por serem uma tendência mundial e possuírem um papel importante na redução das emissões”, concluiu.

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.