Marcos Jorge participa de seminário Brasil-Colômbia

Marcos Jorge participa de seminário Brasil-Colômbia

Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços disse que o Brasil espera fortalecer as relações com a Colômbia

Brasília (DF) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge (PRB), participou do Seminário “Oportunidades de Investimentos e de Negócios com a Colômbia”, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O presidente colombiano Juan Manuel Santos e a ministra colombiana do Comércio, Indústria e Turismo, María Lorena Gutiérrez Botero, prestigiaram o evento, que também contou com a presença do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes Ferreira, e de empresários brasileiros de diversos setores.

“Encontros como esse são imprescindíveis para que possamos analisar nossas últimas ações e também pensar em novas estratégias”, disse o ministro Marcos Jorge. No último ano, segundo dados do MDIC, as exportações brasileiras para a Colômbia cresceram por volta de 12%, enquanto que a venda de produtos colombianos para o Brasil aumentou quase 60%.

Marcos Jorge ressaltou o fato de todos os municípios colombianos terem acesso à internet, e citou os investimentos robustos em infraestrutura realizados nos últimos anos. “Certamente isso abre portas para toda a sociedade colombiana e nos aproxima ainda mais, além de ser um passo essencial para a criação de um ambiente de negócios mais favorável no país”, disse.

O ministro disse ainda que o Brasil espera fortalecer as relações com a Colômbia. “O governo brasileiro tem trabalhado para incentivar a cooperação com outros países. A internacionalização do artesanato e o aumento da competitividade de micro, pequenas e médias empresas são os principais objetivos de uma das iniciativas que temos com a Colômbia. Estamos contentes em poder compartilhar, por exemplo, nossas conquistas com o programa Microempreendedor Individual”, destacou.

Outra frente de atuação com a Colômbia são ações de facilitação de comércio. Os dois países, a partir de hoje, iniciam os trabalhos técnicos para a implementação do uso do Certificado de Origem Digital (COD), seguindo os padrões definidos pela Associação Latino-Americana de Integração – ALADI, no comércio de bens incluídos em acordos de preferência tarifária entre os dois países. A iniciativa, de acordo com os ministros Marcos Jorge e María Lorena Gutiérrez Botero, fortalece ainda mais a cooperação econômico-comercial bilateral e o alinhamento entre os temas de interesse mútuo.

Aliança do Pacífico

Desde 2014, Mercosul e Aliança do Pacífico têm realizado encontros em nível técnico e político, com o objetivo de aprofundar os laços econômico-comerciais. Na avaliação do ministro Marcos Jorge, avanços na agenda de facilitação de comércio podem colaborar para a melhoria das relações entre países dos dois blocos. No final de 2016, o Mercosul apresentou proposta de acordo de facilitação de comércio à Aliança do Pacífico, “que pode reduzir custos, prazos e burocracia nas trocas comerciais”, disse Jorge, ainda explicando que os operadores de comércio exterior contarão com mais “previsibilidade e transparência”.

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.