Marcos Jorge participa de reunião de diretoria da Abimaq

Marcos Jorge participa de reunião de diretoria da Abimaq

Entidade representa setor de máquinas e equipamentos, que tem metade de sua receitas oriundas de exportações

São Paulo (SP) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge (PRB), participou, nesta quinta-feira (7), de reunião da Associação Brasileira de Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), em São Paulo, com a participação de mais de 80 empresários do setor.

“Sempre gosto de ressaltar que um país forte precisa de uma indústria forte”, disse o ministro, ao explicar detalhadamente diversas iniciativas que vem sendo coordenadas pelo MDIC com foco na melhoria do ambiente de negócios brasileiro e na retomada do crescimento econômico.

Marcos Jorge lembrou que a atual gestão iniciou sua atuação, com o então ministro Marcos Pereira, em meio a uma das mais severas recessões econômicas já enfrentadas pelo país. “Após dois anos, já registramos crescimento no PIB, nas nossas exportações e importações, para citar alguns dados positivos”, disse.

O presidente da entidade, João Carlos Marchesan, ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo MDIC em defesa da indústria nacional. A entidade destacou a importância das exportações para as empresas associadas. Segundo Marchesan, em 2017, cerca de 49% da receita do setor veio das vendas externas. “Esse é um feito muito importante, principalmente depois que vimos o PIB da Abimaq cair 50% nos últimos anos”, disse.

Pedefor

O MDIC se empenhou muito para defender a posição da indústria brasileira que fornece material para o setor de óleo e gás, quando das definições do Pedefor. O ministro se comprometeu a manter o diálogo com a iniciativa privada nas discussões de pontos relativos ao programa.

Outros temas tratados foram a Agenda Nacional para a Indústria 4.0, os programas Conexão Startup Indústria, Brasil Mais Produtivo, Plano Nacional da Cultura Exportadora e outros.

Portal Único

O secretário de Comércio Exterior, Abrão Neto, ficou responsável por apresentar o Portal Único de Comércio Exterior para o público da reunião. Abrão iniciou sua fala com um dado da Organização Mundial de Comércio (OMC) que aponta que a redução burocracia e o aumento das ações de simplificação de comércio podem incrementar as trocas comerciais globais em 1 trilhão de dólares por ano.

“O Brasil tem uma realidade altamente burocrática no que se refere ao comércio exterior”, disse. Segundo ele, o portal vem para simplificar e desburocratizar as operações de exportações e importações. A iniciativa vai reformular e redesenhar todos os processos de exportações e importações, trazendo ganhos reais para a competitividade brasileira.

O secretário reiterou, ainda, que o portal disponibilizará um jeito muito mais simplificado para a efetivação de exportações e importações. Ele lembrou que as exportações brasileiras já podem ser feitas por meio do portal. Até o final do ano, as importações estarão disponíveis para o uso.

O presidente da Abimaq reforçou a necessidade de o Brasil ter medidas assertivas para o desenvolvimento de toda a economia nacional. Marchesan destacou a importância das iniciativas do MDIC voltadas para a melhoria do ambiente de negócios brasileiro. Para ele, o país ainda precisa investir em infraestrutura e redução do custo Brasil. “É muito louvável quando a gente vê iniciativas que realmente melhoram o ambiente de negócios”, disse, ressaltando que o Brasil realmente precisa ser mais competitivo. “Produtivos nós já somos”, concluiu.

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.