Marcos Jorge determina ações para incentivar exportação do artesanato brasileiro

Marcos Jorge determina ações para incentivar exportação do artesanato brasileiro

Artesãos serão capacitados para exportarem seus produtos por meio do PNCE. Medida tem o objetivo de diversificar pauta de exportações brasileiras e abrir mercado para os artesãos

Brasília (DF) – Artesãos de todo o país serão qualificados para serem incluídos no comércio exterior. O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge (PRB), determinou a criação de um calendário de ações para que os artesãos sejam capacitados para exportarem seus produtos por meio do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). “Vamos qualificar o artesão para que ele possa melhorar seus produtos, inovar e, assim, ampliar a participação do artesanato em nossa pauta de exportações”, afirmou o republicano.

Segundo o ministro, este trabalho será desenvolvido em conjunto com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (Sempe) – que coordena o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). “A Sempe vai atuar de forma integrada com a Secretaria de Comércio Exterior para estimular as exportações dos produtos artesanais”, explicou Marcos Jorge.

O anúncio foi feito durante visita do ministro ao 10º Salão do Artesanato, apoiado pelo PAB e que reuniu cerca de 1,5 mil artesãos de todo país no Parque da Cidade, em Brasília. Na ocasião, Marcos Jorge reuniu-se com os coordenadores estatuais do PAB e ouviu as reivindicações dos artesãos para impulsionar ainda mais o artesanato brasileiro.

De acordo com dados do IBGE, o Brasil tem hoje 8 milhões de artesãos. O setor movimenta perto de R$ 50 bilhões todos os anos, o que representa 3% do PIB do Brasil. “É um setor que gera milhares de oportunidades de renda e emprego e, principalmente, mantém viva a nossa cultura”, disse.

PNCE

O PNCE, coordenado pelo MDIC e apoiado por diversas instituições, oferece ao setor produtivo ferramentas de capacitação, consultoria e inteligência comercial. O foco é aumentar o número de micro, pequenas e médias empresas no comércio exterior. A articulação proposta é desenvolvida em torno do que se convencionou chamar de Trilha de Internacionalização de Empresas. Trata-se de um eixo que compreende cinco etapas – sensibilização, inteligência comercial, promoção comercial e comercialização. Ao longo dessas etapas, de maneira sequencial e coordenada, as instituições parceiras prestam auxílio às empresas, a fim de que estas possam eventualmente exportar.

Texto e foto: Ascom – MDIC

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