Marcos Jorge destaca ações do MDIC para facilitar comércio e reduzir a burocracia

Marcos Jorge destaca ações do MDIC para facilitar comércio e reduzir a burocracia

Entre outras medidas de simplificação, Marcos Jorge citou a finalização do Portal Único de Comércio Exterior durante reunião do conselho do Movimento Brasil Competitivo

São Paulo (SP) – Em reunião com empresários que compõem o Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge (PRB), apresentou as ações desenvolvidas no MDIC com foco na facilitação do comércio e na redução da burocracia. “Tornar o Brasil um país mais competitivo é um desafio que envolve a ação de toda a Esplanada dos Ministérios, grandes empresários e entidades como o Movimento Brasil Competitivo”, disse o ministro.

A entidade, que completa 18 anos, apresentou aos conselheiros durante a reunião em São Paulo o balanço das ações realizadas em 2017 e os pilares que vão orientar a atuação em 2018: desburocratização, economia digital e governança e gestão. Para Marcos Jorge, o aumento da competitividade da indústria brasileira é condição primordial para o avanço do Brasil frente a economia global.

Para isso, ainda em 2018, o Ministério vai finalizar a última etapa do Portal Único de Comércio Exterior, “iniciativa que beneficia o exportador e o importador, uma vez que dispensa o uso de papel, reduz a burocracia e simplifica enormemente a vida do empresário. O Portal Único de Comércio Exterior reduz tempo e custo nas operações de exportação e importação”, disse.

O ministro lembrou que, no atual estágio de implantação, o portal já beneficia, diretamente, 5 milhões de operações de exportação por ano de mais de 255 mil empresas.

Desde 2016, o MDIC implementa medidas de simplificação administrativa. O ministro ainda citou ações específicas para os micro e pequenos negócios, a partir do retorno da Secretaria Especial de Micro e Pequena Empresa parte da estrutura do MDIC.

A reestruturação do Sistema Brasileiro de Propriedade Industrial e os resultados dessa iniciativa para a melhoria do ambiente de negócios também foram abordados. O ministro lembrou o engajamento do MBC na promoção de melhorias do sistema de propriedade industrial em parceria com MDIC e INPI.

Indústria 4.0

Em março, o MDIC, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), lançou a Estratégia Nacional para a Indústria 4.0. “Temos um enorme desafio à frente. Estamos prestes a adentrar na quarta Revolução Industrial e nosso país tem de estar preparado para as mudanças que se impõem”, disse.

O ministro encerrou sua fala reforçando, de modo especial, a importância da atuação do MBC para o progresso de nosso país. “O Movimento Brasil Competitivo exerce, com grande competência, a missão de promover a competitividade sustentável do Brasil, sem perder de vista a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, avaliou.

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.