Janela partidária começa nesta quinta-feira (5)

Janela partidária começa nesta quinta-feira (5)

Vereadores que pretender concorrer à reeleição ou ao cargo de prefeito podem mudar de legenda sem serem punidos. Prazo termina em 3 de abril

Brasília (DF) – Os vereadores que pretendem concorrer à reeleição ou à prefeitura de sua cidade podem mudar de partido sem sofrerem nenhuma punição da legenda a partir desta quinta-feira (5). O prazo da chamada janela partidária termina no dia 3 de abril. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pela organização das eleições, o prazo é considerado para a justa causa necessária para a mudança partidária dos detentores do cargo de vereador. Ao trocar de partido, os parlamentares buscam mais apoio político para as campanhas.

O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 4 de outubro. O segundo, no dia 25, nas cidades com mais de 200 mil habitantes. A expectativa, segundo a Justiça Eleitoral, é que mais de 148 milhões de eleitores compareçam às urnas para eleger vereadores, prefeitos e vice-prefeitos dos 5.568 municípios brasileiros. 

Os eleitores também devem observar algumas regras para terem direito ao voto e devem regularizar sua situação eleitoral até o dia 6 de maio. Assim, pessoas que perderam o recadastramento biométrico e tiveram o título cancelado, não justificaram a ausência nas últimas eleições ou ainda desejem alterar o domicílio eleitoral têm até esse dia para se dirigirem ao cartório eleitoral mais próximo, a fim de resolverem suas pendências. A data também marca o prazo para emissão do título, alteração de dados cadastrais e transferência do domicílio eleitoral.

O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), em sua mensagem semanal, frisou que o período será intenso, mas de definição do sucesso ou não das agremiações. “Será um mês de muita agitação política em todo Brasil porque essas mudanças podem definir o sucesso ou não das legendas nas eleições deste ano”, disse.

Marcos Pereira convocou os presidentes estaduais e municipais do Republicanos para que se atentem ao período de filiações. “Vale reforçar que o período de filiações para aqueles que não têm mandato vai até 4 de abril, portanto seis meses antes do dia da eleição. Ambas as situações merecem atenção redobrada dos presidentes estaduais e municipais”, disse.

Texto e fotomontagem: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.