Ipem terá nova sede em Boa Vista

Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, conheceu a maquete das novas instalações. A previsão é que as obras se iniciem no segundo semestre de 2018

Publicado em 15/2/2018 - 00:00

Ipem terá nova sede em Boa Vista
Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, conheceu a maquete das novas instalações. A previsão é que as obras se iniciem no segundo semestre de 2018

Brasília (DF) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge (PRB), visitou, na última semana, a sede do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do estado de Roraima, em Boa Vista, vinculado ao MDIC. Na ocasião, conheceu a maquete das novas instalações do órgão que, desde o início da atual gestão, vem recebendo investimentos em infraestrutura. O próximo passo será a nova sede, que já tem projeto concluído.

O recurso para a construção das novas instalações será disponibilizado pelo MDIC, por meio Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A obra está prevista para iniciar no segundo semestre de 2018.

Durante a reunião, Isabella de Almeida Dias Santos, presidente do órgão, explicou que a construção de uma sede, equipada com laboratórios adequados, irá melhorar os serviços e verificações realizadas pelo Ipem em Roraima. “Isso é importante principalmente no que se refere às fiscalizações de produtos importados, que têm se tornado cada vez mais comum nas feiras livres da capital”, disse.

Isabella explicou ao ministro que “com o aumento da imigração de estrangeiros, Roraima teve um crescimento populacional acentuado nos últimos dois anos, fator que impactou diretamente vários setores. As novas instalações irão ajudar a controlar a comercialização de produtos importados, garantindo que estes estejam dentro do regulamento e normas previstas nas leis brasileiras”.

Segundo o Ipem, a demanda pelos serviços de metrologia vem crescendo desde que o estado passou a enfrentar forte crise migratória. O instituto verificou que, junto aos novos moradores, houve ingresso de novos produtos no comércio roraimense, o que exige esforços para que o Ipem possa auferir as condições de consumo pela população local, segundo a legislação brasileira. “Estamos trabalhando para garantir estrutura adequada de trabalho ao Ipem”, explica Marcos Jorge.

Em setembro, o Ipem de Roraima recebeu investimentos em máquinas e equipamentos. Foram entregues, com recursos oriundos do MDIC, seis novos veículos, equipamentos de informática e mobília. Segundo Marcos Jorge, as ações do ministério visam à dinamização da economia e qualificação da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro. Por isso, estão curso outras medidas para atender a região Norte, como a recente inauguração do primeiro Laboratório Fluvial Móvel do mundo no estado do Amazonas.

Crise migratória

Nesta semana, os ministros da Justiça, Torquato Jardim, da Defesa, Raul Jungmann, e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Sérgio Etchegoyen, estiveram em Boa Vista (RR) para discutir ações para ampliar o controle das fronteiras e solucionar a crise migratória que Roraima enfrenta desde 2015. Marcos Jorge esteve no estado também, onde tratou de medidas que poderão ser adotadas dentro do sistema MDIC.

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend