Em Pequim, Marcos Pereira assina memorando de entendimento em comércio eletrônico

Em Pequim, Marcos Pereira assina memorando de entendimento em comércio eletrônico

Ministro também renovou instrumento de cooperação entre Inmetro e a agência chinesa de metrologia

Pequim (China) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), assinou nesta sexta-feira (1º), em Pequim, um Memorando de Entendimento (MoU) em comércio eletrônico com o governo chinês. O documento fortalece a cooperação dos dois países e busca promover o aumento das relações econômicas neste setor.

“O comércio eletrônico é um tema que vem ganhando espaço nos fóruns internacionais. Esta parceria com a China vai promover um ambiente favorável para trocarmos experiências, fortalecermos e diversificarmos nossas ações, sempre em diálogo com o setor privado”, destacou Marcos Pereira.

Como explicou o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia, a parceria também irá colaborar para o desenvolvimento de mecanismos de regulação. “Com o intercâmbio de informações, podemos avançar em questões como promoção e regulação do comércio eletrônico. Será possível ainda conhecer como as empresas dos dois países lutam contra fraudes e como são realizadas medições e estatísticas do setor”, disse.

No ano passado, o MDIC assinou um MoU sobre cooperação no comércio de serviços com a China. Por meio do instrumento, os países buscam aumentar as relações econômicas em comércio, investimentos em serviços e a troca de melhores práticas neste setor.

Durante a reunião de Ministros de Comércio dos BRICS, realizada em agosto, Marcelo Maia, que participou do encontro representando o ministro Marcos Pereira, assinou o Plano de Ação deste MoU. Do lado chinês, chancelou o documento o vice-ministro de Comércio Chinês, Wang Shouwen.

Inmetro

Nesta sexta-feira (1º) também foi renovado um instrumento de cooperação assinado entre o Inmetro e a AQSIQ (Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena), agência chinesa responsável pela metrologia e qualidade nacional. O documento, celebrado em 2011, tem o objetivo de aprimorar a conformidade dos produtos comercializados aos regulamentos obrigatórios do Brasil e da China.

Marcos Pereira explicou que o MoU irá melhorar os mecanismos de vigilância entre os dois países e, desta forma, reduzir o número de acidentes com esses produtos. “O objetivo também é ampliar e aperfeiçoar o diálogo que já existe entre o Inmetro e o órgão similar chinês para, entre outras diversas vantagens, tornar mais célere o processo de importação e exportação entre os dois países”, disse.

Agenda

Nesta sexta, o ministro acompanhou a agenda do presidente Michel Temer em Pequim. A comitiva teve um encontro com o presidente chinês Xi Jinping. Também foram realizadas reuniões com o primeiro-ministro da República Popular da China, Li Keqiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhang Dejiang. O titular do MDIC participou ainda da cerimônia de aposição de flores no Monumento dos Heróis do Povo e foi recebido em jantar oficial oferecido por Xi Jinping.

No sábado (2/9), Marcos Pereira discursará no Seminário de Oportunidades de Investimento, organizado pela Apex. O ministro apresentará, a uma plateia formada por autoridades, empresários e investidores chineses, as iniciativas adotadas pelo MDIC que colaboram para a retomada do crescimento econômico brasileiro.

Encerrada a agenda em Pequim, a comitiva brasileira seguirá para Xiamen, onde será realizada a reunião de cúpula do BRICS. No domingo (3/9), Marcos Pereira participará da abertura do Fórum Empresarial do bloco. Em seguida, se reúne com CEOs brasileiros que compõem o Conselho Empresarial do BRICS.

No dia 4, o ministro acompanhará o presidente Michel Temer em encontros bilaterais com os primeiros-ministros da Tailândia e da Índia. A missão oficial termina no dia 5, com a realização do Diálogo dos Chefes de Estado e de Governo do BRICS e das Economias Emergentes e Países em Desenvolvimento.

Texto: Ascom – MDIC
Foto: Beto Barata/PR

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.