Educação on-line em tempo de distanciamento social

Educação online em tempo de distanciamento social

Educação on-line. Instituições de ensino como a Faculdade Republicana e a FRB disponibilizam cursos a distância para evitar a propagação e infecção pelo novo coronavírus

Brasília (DF) – Que tal aproveitar este tempo de distanciamento social para se aperfeiçoar e aprender novas habilidades? É que diversas instituições de ensino estão oferecendo, de graça ou com descontos, educação on-line e capacitações a distância durante este período em que as pessoas estão ficando em casa para evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19).

Em um momento em que o distanciamento para preservar a saúde um dos outros se faz necessária, muitas pessoas tiveram que se adaptar à nova realidade, como o teletrabalho, que pode ser feito de casa. Para estes que tinham que se deslocar para o trabalho, sobrou o tempo gasto nas locomoções que pode ser aproveitado desempenhando outras atividades, como a educação a distância.

Com o intuito de amenizar os prejuízos causados pela pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Educação (MEC) autorizou as instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o Brasil a substituírem as disciplinas presenciais por aulas a distância, a educação on-line é imprescindível neste momento. Além disso, o texto ainda afirma que as instituições também podem alterar o calendário de férias, desde que se cumpram os dias letivos e horas-aula previamente estabelecidos.

A Faculdade Republicana é um exemplo e está disponibilizando aulas a distância para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. A instituição optou pela substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizam meios e tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), observando a legislação pertinente ao tema, devidamente comunicado ao Ministério da Educação, segundo informou o coordenador acadêmico da Republicana, professor Valdir Pucci.

“A faculdade está tomando todas as medidas necessárias para garantir a continuidade das aulas. Estamos usando os recursos do Blackboard, por exemplo, onde são enviados as aulas, vídeos e atividades durante este período de isolamento social.  Além disso, disponibilizamos recursos de videoconferências para a realização de atividades síncronas nos horários antes reservados às atividades presenciais (Zoom e Hangouts Meet). Vale destacar que a instituição utiliza o suíte de serviços da plataforma Google (G-Suíte), o que garante acesso ilimitado ao Hangouts Meet. Todas as aulas síncronas são gravadas e disponibilizadas aos alunos”, explica Pucci.

Da mesma forma, a Fundação Republicana Brasileira (FRB), instituição sem fins lucrativos, mantida pelo Republicanos, também tem se atentado a este período e vem intensificando seus cursos on-line e gratuitos para atender a comunidade durante o distanciamento social.  

“Todo o pessoal da FRB está trabalhando home office, mas já solicitamos à Secretaria de Cursos e estamos intensificando a disponibilidade dos mesmos a distância. Temos dois cursos gratuitos e on-line, que é o de Política e Liderança Feminina, e nas próximas semanas serão ofertados os cursos de Marketing Político, Oratória, Conservadorismo e Valores Republicanos, Sistema Eleitoral, Propaganda Eleitoral e Prestação de Contas Eleitorais”, informou Renato Junqueira, presidente da FRB.

Ainda de acordo com Junqueira, normalmente os cursos de Política e Liderança Feminina são abertos apenas uma vez por mês, mas agora estes serão disponibilizados mais vezes para atender às pessoas que estão em situação de distancianento social.

EAD em tempo de pandemia

Outra intuição que está oferecendo cursos gratuitos e on-line, inclusive com certificados, é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os temas são: consumo consciente de energia, desenho arquitetônico, educação ambiental, empreendedorismo, finanças pessoais, entre outros.

O projeto VTX LAB oferece cursos profissionalizantes a distância para profissionais da beleza. A plataforma fornece conceitos fundamentais para quem quer começar a carreira como barbeiro, cabelereiro ou para quem trabalha na área e busca um aperfeiçoamento. Os cursos da VTX LAB são totalmente gratuitos.

Educação on-line para crianças

Para os pequenos, a empresa Faber-Castell oferece cursos on-line gratuitos para entreter e ensinar crianças e adultos durante o período de distanciamento social. São 17 opções de cursos de desenho. Para praticar em casa, basta ter lápis, borracha e lápis de cor.

Cursos da Harvard

Uma das mais renomadas instituições de ensino do mundo, a Universidade Harvard, nos Estados Unidos, liberou mais de 100 cursos gratuitos em sua plataforma on-line para diversas áreas. Artes, design, ciências sociais, história e ciência ambiental estão entre os cursos disponíveis. Todos os conteúdos são em inglês.

Texto e fotomontagem: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.