Eduardo Lopes inaugura nova sede da Superintendência Federal da Pesca em Boa Vista

Na ocasião, Lopes assinou dois convênios que visam o fortalecimento da aquicultura familiar no Estado de Roraima.

Publicado em 19/12/2014 - 00:00

Ministro Eduardo Lopes inaugura nova sede da Superintendência Federal da Pesca em Boa Vista
Na ocasião, Lopes assinou dois convênios que visam o fortalecimento da aquicultura familiar no Estado de Roraima

Boa Vista (RR) – O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes (PRB), inaugurou a nova sede da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura em Boa Vista, no Estado de Roraima, e deu posse ao novo superintendente, Fábio de Brito Machado. A instituição está situada no bairro São Vicente e conta com um ambiente de cerca de 730 m², auditório com capacidade para 70 pessoas e 17 salas.

Durante a solenidade, Eduardo Lopes destacou sua intenção de fazer com que a sede de Roraima seja modelo para outros estados, respeitando as proporções e necessidades de cada local. “A qualidade da nova sede é condizente com o setor e com o potencial de Roraima”, afirmou o ministro.

eduardo-lopes-inaugura-nova-sede-da-superintendencia-federal-da-pesca-em-boa-vista-foto-ascommpa-18-12-11-02Na ocasião, Lopes assinou dois convênios que visam o fortalecimento da aquicultura familiar. No total, 114 famílias dos municípios de Mucajaí e São Luiz serão beneficiadas com a conclusão dos projetos que contemplam três viveiros escavados por unidade familiar, além de assistência técnica durante um ano, alevinos, ração e capacitação.

Outro anúncio importante feito pelo ministro foi sobre a medida revolucionária da gestão pesqueira brasileira. A partir de 2015, o Ministério da Pesca e Aquicultura vai utilizar tecnologia de ponta para aperfeiçoar a operacionalização do Registro Geral da Atividade Pesqueira, promover o Desembarque Legal, a rastreabilidade do pescado, subsidiar a estatística pesqueira e monitorar o exercício da pesca e aquicultura.

eduardo-lopes-inaugura-nova-sede-da-superintendencia-federal-da-pesca-em-boa-vista-foto-ascommpa-18-12-11-03A nova estruturação do MPA permitirá a fácil identificação de falsos pescadores, o combate à fraude no seguro-desemprego do pescador artesanal e à pesca ilegal, e ainda a fiscalização sanitária. Em seu discurso, o ministro destacou que o setor já está estabelecido e segue em crescimento em todo o país. “A produção de Roraima é fundamental para que o Brasil venha romper fronteiras e ocupar o lugar que o país realmente merece e tem potencial para estar no cenário mundial”, observou Eduardo Lopes.

O evento contou com a participação de várias autoridades, entre eles, do governador Chico Rodrigues; do senador eleito, Telmario Mota; do deputado federal, Jhonathan de Jesus (PRB); do deputado estadual, Mecias de Jesus (PRB); do superintendente da Secretaria de Patrimônio da União, Fábio Costa de Lima; do superintendente Federal da Pesca e Aquicultura, Marcos Jorge de Lima; e do presidente da Federação das Colônias de Pescadores, José Patrício. O representante dos pescadores de Roraima, José Patrício, também esteve presente e destacou que o MPA tem lutado pelo desenvolvimento da classe dos pescadores. “A nova sede formaliza hoje a pirâmide de desenvolvimento do setor no estado”, disse.

Fonte e fotos: Ascom – MPA
Edição: Laize Andrade / Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend