Comércio eletrônico transfronteiriço passa a ser tema de discussão do Mercosul

Ministro Marcos Pereira reiterou que, no Brasil, o tema é permanentemente acompanhado no Fórum de Competitividade do Varejo, iniciativa liderada pelo MDIC

Mendoza – Foi realizada nesta quinta-feira (20), na programação da 50ª Reunião do Conselho do Mercado Comum do Mercosul, em Mendoza, na Argentina, a segunda Reunião de Ministros de Indústria, Comércio e Serviços do Mercosul. O encontro reuniu os ministros Marcos Pereira (Brasil), Francisco Cabrera (Argentina), Gustavo Leite (Paraguai) e Guilhermo Moncecchi, que representou o governo uruguaio.

Por orientação do ministro Marcos Pereira (PRB), o tema comércio eletrônico transfronteiriço passa a integrar a agenda de discussões do Mercosul. Marcos Pereira reiterou que, no Brasil, o tema é permanentemente acompanhado no Fórum de Competitividade do Varejo, iniciativa liderada pelo MDIC. “Temos um espaço de discussão de temas importantes para o setor varejista, no qual acompanhamos as tendências do mercado e tentamos criar um ambiente mais favorável para o desenvolvimento do setor”, disse.

Marcos Pereira reforçou a necessidade do tema comércio eletrônico transfronteiriço entrar para a agenda de discussões do bloco, o que foi prontamente acatado pelos demais membros.

Para o secretário de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcelo Maia, é imprescindível olhar para o natural desenvolvimento do setor. “O comércio online é a evolução natural do varejo tradicional no mundo inteiro já há alguns anos. As empresas já trabalham com estratégias cross border. Precisamos iniciar as discussões para a regulação desse mercado dentro do bloco”, disse.

Maia explicou ainda que o tema vem sendo discutido no Brasil de forma sistêmica. “A Secretaria tem se reunido com todo o ecossistema que engloba o setor de varejo eletrônico, como os lojistas, representantes dos meios de pagamento, de logística e inovação”. A intenção, segundo ele, é desenhar uma política pública para a integração do comércio transfronteiriço no Brasil e estender essas discussões para o Mercosul.

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.