Republicanos enaltecem trabalho dos policiais no combate à criminalidade

Os deputados federais Capitão Alberto Neto (PRB-AM) e João Campos (PRB-GO) destacaram a importante atuação dos policiais brasileiros no combate à violência e à criminalidade

Publicado em 24/4/2019 - 00:00 Atualizado em 9/7/2020 - 09:39

Brasília (DF) – Os deputados federais Capitão Alberto Neto (PRB-AM) e João Campos (PRB-GO) destacaram a importante atuação dos policiais brasileiros no combate à violência e à criminalidade. Eles participaram ontem (23) da sessão solene em homenagem aos policiais e bombeiros militares, no Plenário da Câmara dos Deputados.

Capitão Alberto Neto, que é policial militar do Estado do Amazonas, autor do pedido da homenagem, fez um discurso emocionado, ao lembrar que na tarde de segunda-feira (22), em Manaus, capital do seu estado, um policial reagiu em um assalto dentro de um ônibus, conseguiu matar um dos bandidos, mas foi morto pelo outro que estava armado e lhe deu um tiro na cabeça. “Essa é a vida do policial militar do nosso país, que sai de casa todos os dias e não sabe se vai voltar”, disse.

Segundo o parlamentar, no ano passado, 317 policiais foram mortos no Brasil. Quanto aos bombeiros que atuaram no resgate de vítimas da barragem que se rompeu em Brumadinho-MG, o republicano afirmou que exames constataram alto teor de metais pesados na corrente sanguínea deles. “Isto eles vão levar para o resto da vida, certamente causando-lhes doenças graves”, lamentou o republicano.

De acordo com Capitão Alberto Neto, a bancada de policiais e bombeiros no Congresso Nacional cresceu nessa legislatura. “Para mudar a realidade da Segurança Pública é preciso mudar a realidade de vida do policial e do bombeiro militar. Não vamos descansar. Vocês são dignos de toda honra e toda glória. Nós, aqui no parlamento, vamos brigar todos os dias para que o policial e o bombeiro militar voltem a ser valorizados e glorificados porque vocês são heróis”, afirmou o parlamentar se dirigindo aos representantes das corporações presentes na solenidade.

O deputado João Campos, delegado da Polícia Civil, citou um estudo divulgado semana passada pelo núcleo de estudos da violência da Universidade de São Paulo – USP, que constata uma redução de 25% nos assassinatos do Brasil, no primeiro bimestre deste ano. “Isso não é obra de ONGs, nem de extraterrestres. Isso é obra das polícias brasileiras”, disse ele.

O estudo também revela que caiu o número de policiais assassinados no país e que aumentou o número de bandidos mortos. “Isso revela, certamente, que as polícias estão mais preparadas para o enfrentamento à criminalidade”, afirmou João Campos. O republicano disse, ainda, estar certo de que “apesar das nossas deficiências de investimentos e de outras políticas públicas, nós vamos continuar caminhando para reverter este quadro assombroso das altas taxas de violência e de criminalidade deste pais”.

O deputado finalizou seu discurso parabenizando todos os policiais (militares, bombeiros, civis, federais, rodoviários federais e os ferroviários federais).

Texto: Érica Junot, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend