Região Metropolitana do Rio organiza polo pesqueiro para aumentar a produção

Eduardo Lopes assina convênio que favorece setor pesqueiro de São Gonçalo

Publicado em 4/4/2014 - 00:00

regiao-metropolitana-reuniao-ministro-pesca-eduardo-lopes-001-04-04-14
Eduardo Lopes assina convênio que favorece setor pesqueiro de São Gonçalo

Brasília (DF) – O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes (PRB), juntamente com o secretário municipal de Pesca de São Gonçalo, Roberto Sales, assinou hoje (3) um protocolo de intenções para viabilizar a construção de um Mercado Municipal de Peixes e Complexo Pesqueiro no município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Segundo o ministro, esse projeto é de grande importância para diversos municípios da região. “O que estamos resgatando, com este convênio na área de pesca, que pretendemos tornar realidade, é mais do que estimular o consumo do pescado- a proteína mais saudável do mundo – e dar dignidade e valorização a milhares de pescadores”, enfatizou Lopes. Para ele, o projeto representa uma importante iniciativa para resgatar a tradição do povo do Rio de Janeiro em relação à atividade pesqueira, presente no cotidiano da população, que vive próxima ao mar.

regiao-metropolitana-reuniao-ministro-pesca-eduardo-lopes-002-04-04-14O ministro disse ainda que no passado o setor pesqueiro foi, por assim dizer, abandonado à própria sorte. “Agora estamos resgatando, com o apoio dos municípios, do estado, e do empresariado, esse segmento estratégico. Já contamos, por exemplo, com estruturas como o Terminal Pesqueiro Público de Niterói”.

Ele ressaltou ainda outras iniciativas que irão fortalecer o segmento no Rio de Janeiro. “Há poucos dias, uma empresa de origem espanhola anunciou a construção de uma grande fábrica de enlatados de sardinha e atum no Rio de Janeiro, que vai gerar mais de mil empregos”, afirmou.

De acordo com Roberto Sales, o projeto da Prefeitura de São Gonçalo vai fomentar o consumo no município de um alimento nobre e recomendado para a promoção da saúde, que é o pescado.

“O Mercado Municipal de Peixe vai agregar valor ao pescado extraído pela pesca artesanal e estimular o consumo de pescado no município. O peixe é uma fonte de alimento saudável e muito importante. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, todas pessoas devem comer pelo menos 12 quilos de peixe por ano”, revelou Sales.

O secretário municipal da pesca de São Gonçalo também acredita que o complexo pesqueiro irá colaborar para o aumento da produção pesqueira e contribuir para a implantação de novos espaços culturais. Outro aspecto positivo mencionado será a criação de um novo atrativo turístico na região da Grande Rio.

O novo complexo pesqueiro irá receber o pescado de aproximadamente oito mil pescadores da região, registrados no Ministério da Pesca e Aquicultura. No projeto da Prefeitura de São Gonçalo consta que o gelo para a conservação do pescado será subsidiado.

Texto: Dorleni Dornelles / Ascom – minsitro Eduardo Lopes
Fotos: Kenedy Brayan

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend