Reedição de Frente Parlamentar em defesa do trânsito seguro

Vereador Waldir Canal defende que colegiado foi um importante interlocutor com os órgãos do setor em Porto Alegre

Publicado em 06/02/2013 - 00:00

Reedição de Frente Parlamentar em defesa do trânsito seguro
Vereador Waldir Canal defende que colegiado foi um importante interlocutor com os órgãos do setor em Porto Alegre

Porto Alegre (RS) – Com o objetivo de atender as inúmeras demandas dos porto-alegrenses e promover a redução de acidentes e mortes no trânsito de Porto Alegre, o vereador Waldir Canal (PRB) encaminhou à Diretoria Legislativa da Câmara Municipal requerimento para reimplantação da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro na Capital gaúcha, a partir dos primeiros dias do mês de fevereiro de 2013, quando reiniciam as atividades normais desse Legislativo.

Esta Frente Parlamentar, implantada em 2012 e presidida por Waldir Canal, promoveu trabalho de relacionamento junto aos órgãos competentes e comunidade em geral para a criação e promoção de atividades diversas em prol do trânsito seguro. Entre as ações motivacionais contra acidentes no trânsito estão: registro e encaminhamentos de pedidos de providências para instalação de equipamentos, placas e sinalizações, além de campanhas educacionais e alertas sobre os perigos no trânsito.

Atento ao calendário de atividades diárias dos cidadãos de Porto Alegre e feriados ou ações sociais, que ocorrem no próximo mês; Canal explica que pediu a reedição da Frente Parlamentar para que a mesma seja aprovada com a máxima urgência, “a fim de que possamos tratar de problemas no trânsito, provenientes das obras da Copa do Mundo, feriados religiosos e culturais do mês de fevereiro, além das questões que envolvem o período de volta às aulas e final das férias do trabalhador”.

O vereador Waldir Canal vai apresentar aos integrantes dessa Frente Parlamenta, nova campanha de alerta contra acidentes e preservação da vida no trânsito, com a chamada “Eu Curto a Vida”. Esse trabalho será encaminhado, também, às instituições, empresas privadas, aos representativas organizacionais e cidadãos que atuam em defesa do trânsito seguro, “tal iniciativa visa ampliar a conquista de parceiros e adeptos a luta contra transtornos, acidentes e mortes no trânsito”, explica. 

Com layout que segue a linha de comunicação das redes sociais, a Campanha desenvolvida pelo grupo de trabalho liderado por Waldir Canal, propõe mensagens de reflexão em contas de telefones  celulares ou cartões de recarga, mensagens em ônibus e micro-ônibus, cartilhas e cartazes a serem distribuídos e anexados em estabelecimentos de ensino e de saúde; além de outras atividades pertinentes.

Números
O vereador Waldir Canal, que  estuda a magnitude das questões que envolvem o trânsito da Cidade, observa que “mesmo que a EPTC tenha festejado a redução do número dos acidentes fatais no trânsito de Porto Alegre, em torno de 28%, se comparados os números entre 2011 e 2012 e, ainda, o Governo do Estado, tenha anunciado a diminuição de acidentes nos feriados do final do ano 2012, nas estradas gaúchas; faz-se necessário lembrar a influência dos acidentes de trânsito nos diversos setores da administração pública e, mais especificamente, na saúde“. O parlamentar cita fatores de atenção, como  a estrutura técnica e investimentos a serem  disponibilizados  pelos governos, “para evitar, amparar ou reparar os diferentes danos à vida, ocasionados pela violência no trânsito”.
 
Conforme dados do Governo Federal, em  2011, o custo com internações pelo SUS, em consequência de acidentes de  trânsito no Rio Grande do Sul, chegou a R$ 7 milhões, com 4.760 pessoas internadas e aproximadamente 2.300 mortes. O valor anunciado,  poderia ser utilizado para construção de mais Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou Unidades Básicas de Atendimento à Saúde (UBSs), as quais promovem o  monitoramento ou  atendimento de um percentual maior da população local.  Os gastos citados  se elevam, se considerados os atendimentos mediatos  às vítimas do trânsito, através do  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou, nas  unidades de Pronto Socorro, de Pronto Atendimento, procedimentos de exames, fisioterapias e reavaliações médicas; além dos estabelecimentos privados da saúde, que também recebem vítimas do trânsito.

Texto: Assessoria de imprensa do vereador Waldir Canal
Foto: Elson Sempé Pedroso

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro