Projeto de lei de Antonio Bulhões impõe medida de segurança
Publicado em 1/8/2012 - 00:00
Brasília (DF) – O líder do PRB na Câmara, deputado Antonio Bulhões (SP), apresentou o Projeto de Lei 4047/12 que torna obrigatória a utilização de mecanismo de rastreamento no transporte de materiais nucleares. Pelo texto, o dispositivo deve ser acoplado ao material embalado sempre que este for colocado em circulação fora de instalações nucleares.
Bulhões defendeu a adoção da medida como necessária para aumentar a segurança da população, principalmente diante do incremento de utilização de artefatos e materiais radioativos. “Em abril deste ano, um veículo com carga radioativa foi roubado na Via Dutra, no Rio de Janeiro. A ocorrência desse fato comprovou a fragilidade do controle atual”, lembrou o líder.
O parlamentar republicano destaca que além do perigo da carga ser utilizada com finalidades terroristas, “o que, apesar da inexistência de antecedentes na história brasileira, não pode ser descartado, na medida em que o país ganha cada vez mais protagonismo internacional”, o material, caso roubado, pode sofrer acidentes, com grandes danos à população. “Ninguém esquece o caso de descarte indevido de césio-137, em 1987, conhecido como o Pesadelo de Goiânia. É preciso, portanto, adotar medidas que impeçam, na medida do possível, que outros acidentes graves ocorram”, defendeu.
Texto: Paulo Gusmão – Liderança do PRB
Foto: Divulgação
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.