Projeto regulamenta a profissão de vaqueiro

Para João Campos, proposta visa reconhecer o trabalho feito pelos vaqueiros assegurando-lhes responsabilidades e direitos

Publicado em 4/10/2016 - 00:00

joao-campos-inlfuentes-congresso-2016-foto-ascom-04-08-2016
Projeto prevê ainda a concessão de aposentadoria a esses profissionais

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 580/2015, do deputado federal João Campos (PRB-GO), que regulamenta a profissão de vaqueiro e prevê aposentadoria concedida pela Previdência Social aos homens, após contribuição de trinta anos e, às mulheres, vinte e cinco anos.

Para Campos, atender a proposta do projeto é preservar as tradições culturais do sertão brasileiro. “A regulamentação da profissão de vaqueiro irá beneficiar milhares de trabalhadores que contribuem com o seu trabalho não só para o adequado funcionamento das atividades pecuárias, mas também, principalmente, para a manutenção das tradições culturais do sertão brasileiro. Ao realizar suas atividades, o vaqueiro mantém a cultura do vestuário, da gastronomia, da caracterização da região e da literatura cantada”, pontuou.

joao-campos-prb-go-regulamentacao-profissao-de-vaqueiro-foto-divulgacao-4-10-2016
Cabe ao vaqueiro proteger os animais sob sua responsabilidade

De acordo com a proposta, figuram como atividades desenvolvidas pelo vaqueiro tratar, manejar e conduzir animais como bovinos, equinos, muares, caprinos e ovinos; percorrer a propriedade rural, fiscalizando as pastagens, as cercas e as aguadas; além de prover consultoria técnica relacionada a questões de meio ambiente rural e organizar eventos associados aos animais. O vaqueiro também é o responsável pela segurança dos animais de modo a garantir a boa saúde ao longo dos percursos escolhidos por ele ou pelo contratante do seu serviço.

A iniciativa prevê ainda que cabe ao administrador, proprietário ou não, prover seguro de vida e acidente ao vaqueiro.

Texto: Helen Assumpção / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Ascom – Deputado João Campos

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend